André Botelheiro, chefe de Gabinete do Reitor e coordenador do Gabinete de Comunicação da UAlg, e Hugo Barros, responsável pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, foram recebidos pelo embaixador de Portugal no Japão, Gilberto Jerónimo. Esta reunião permitiu apresentar o trabalho desenvolvido pela instituição, divulgar a estratégia de internacionalização da UAlg e dar a conhecer as dinâmicas do ecossistema Algarve Tech Hub.
Importa salientar que, neste contexto, tanto a Embaixada de Portugal no Japão como a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) assumem-se como parceiros estratégicos na identificação de parcerias internacionais relevantes em mercados altamente competitivos e de elevado valor.
Durante a visita à Embaixada foram também apresentadas as iniciativas da operação “INTERNACIONALIZAR+ALGARVE 3.0 | Promoção do Reconhecimento Internacional da Região do Algarve”, financiada pelo Algarve 2030, no âmbito da Medida SIAC. Esta operação visa potenciar o sucesso da internacionalização das PME da região do Algarve, através do reforço do reconhecimento internacional da região, do aumento do conhecimento sobre mercados externos e da promoção de iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, estimulando a sua vocação exportadora.
A operação propõe-se ainda contribuir para o aumento da notoriedade e visibilidade internacional da marca Algarve, valorizando a massa crítica existente e promovendo, de forma conjunta, produtos que exploram sinergias com setores de elevado potencial. Destacam-se, entre outros, os setores agroalimentar (nomeadamente o vitivinícola, os citrinos e as empresas tecnológicas associadas), saúde e mar (através do turismo de natureza, do turismo náutico e das empresas tecnológicas associadas a estes setores). Pretende-se, assim, reforçar a variedade relacionada, através da criação, dinamização e capacitação de redes colaborativas que envolvem as PME da região, atuando em setores complementares.
Neste âmbito, foi igualmente estabelecido contacto com Miguel Malheiro Garcia, delegado da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (ICEP).
Para além da visita à Embaixada, a comitiva da UAlg deslocou-se à International Christian University (ICU), onde foi recebida por Mark Williams, vice-presidente para a Internacionalização e Mobilidade Académica, e pela sua equipa. Esta visita configura uma importante ação de prospeção internacional exploratória, com vista à futura formalização de acordos de cooperação com uma instituição internacional de referência, situada num mercado altamente atrativo — o Japão — e detentora de uma rede global de parcerias. Este relacionamento tem o potencial de reforçar a atração de talento para o Algarve, bem como de criar oportunidades de mobilidade académica, constituindo uma mais-valia para ambas as instituições, especialmente para os seus estudantes e docentes.
UAlg