Uma análise da Buzzmonitor revela que a perceção geral dos turistas sobre o Algarve é bastante positiva, com 76% das menções centradas em experiências memoráveis, paisagens deslumbrantes e qualidade nos serviços turísticos no destino.
A Buzzmonitor, plataforma de monitorização e análise de redes sociais da Elifegroup, analisou as menções no digital do destino Algarve, para perceber qual é a imagem projetada pela região nas plataformas online. No total, foram analisadas mais de nove mil publicações de perfis públicos relacionadas com o turismo no Algarve, registadas entre 21 de junho e 18 de julho de 2025, em “canais” como o Instagram, X, blogues e fóruns.
 
Os resultados conferem nota positiva ao Algarve, já que 76% das menções relacionadas com o turismo na região algarvia remetem para experiências memoráveis, paisagens deslumbrantes e qualidade nos serviços turísticos. Preocupações estão relacionadas com impacto ambiental, segurança balnear e os desafios logísticos decorrentes do aumento do turismo, correspondendo a apenas 2%, enquanto para 22% as referências foram neutras.
 
De acordo com estudo da plataforma, as praias do Algarve posicionam-se como protagonistas incontestáveis na conversa digital, com os utilizadores a elogiarem a possibilidade de se conectarem com a natureza com paisagens deslumbrantes e acessíveis. O eixo gastronómico-cultural ocupa igualmente um lugar de destaque, com menção não só a pratos tradicionais, mas também a experiências, como visitas a mercados, aulas de culinária, jantares com harmonização e festivais gastronómicos que aproximam os visitantes da identidade regional. Outra dimensão valorizada é a do turismo de luxo, com referências a villas privadas, piscinas infinitas e alojamentos com vista para a Ria Formosa, associando o destino a sofisticação e bem-estar.
 
Quanto aos locais mais mencionados nas redes sociais, Portimão é a rainha com a partilha de experiências nas unidades hoteleiras, momentos gastronómicos e eventos como o Afro Nation. Em segundo lugar, surge Albufeira, com destaque para a vida noturna e praias movimentadas, enquanto Vilamoura ocupa o terceiro posto neste estudo com os conteúdos a envolverem experiências exclusivas em hotéis de luxo, estadias em resorts de cinco estrelas e atividades como o golfe ou passeios pela sua marina. A Praia da Rocha é a quarta localização mais comentada, com as partilhas a incidirem na sua extensa praia, bem como no ambiente vibrante proporcionado pelos bares, concertos e eventos. No quinto lugar, surgem as Grutas de Benagil, uma das atrações turísticas incontornáveis da região.
 
 
Por: Publituris