No âmbito da Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA) e do projeto «Voluntariado Ambiental para a Água» decorre, em Tavira, nos dias 27 e 28 de outubro, no auditório da Escola Secundária de Tavira, a formação «Espécies Invasoras em Portugal – Problemática e Métodos de Controlo».

A ação divide-se em dois momentos, sendo que, no período da manhã de dia 27, esta tem como destinatários técnicos da administração pública local e regional, associações empresariais e outros agentes de educação para a sustentabilidade. Na parte da tarde de dia 27 e no dia 28 (Praia do Barril), a iniciativa dirige-se a docentes do ensino básico e secundário, assim como a voluntários.

Também nos dias 25 e 27 tem lugar, na Ribeira da Asseca, uma ação de monitorização de macroinvertebrados para avaliação da qualidade ecológica da água. Ainda, no dia 27, realiza-se, no Perímetro Florestal da Mata da Conceição, uma atividade de remoção de acácias e povoamento de ciprestes. À noite, no Pego do Inferno, decorre a “Noite das criaturas das trevas – Divulgação científica de animais noturnos”. No dia 28 de manhã tem lugar, na Praia do Barril, a ação “Move(Te) na areia – remoção de chorão”.

Todas estas iniciativas integram o programa da SEIVA que decorre, entre 23 e 29 de outubro, em diversos concelhos do Algarve e contempla seminários/ações de formação, atividades de voluntariado e educação ambiental, visitas a infraestruturas e equipamentos, exibição de filmes e exposições alusivas ao tema.

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a SEIVA visa mobilizar a população do Algarve para “a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão” de modo a “contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade”.

A Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental trata-se de uma organização da APA, por intermédio da Administração da Região Hidrográfica (ARH), a qual conta com a parceria de diversas entidades regionais e nacionais, nomeadamente, da Câmara Municipal de Tavira.

 

Por: CM Tavira