Sobretaxa sobre bagagem de mão gerou «centenas de reclamações» no Portal da Queixa

Segundo o Portal da Queixa, no primeiro semestre de 2025, houve um «aumento expressivo de 72%» no número de reclamações relacionadas com a cobrança por excesso de bagagem de mão, com destaque para companhias como a Ryanair, a easyJet e a TAP.
A sobretaxa que muitas companhias aéreas aplicam à bagagem de mão foi responsável, segundo o Portal da Queixa, por “centenas de reclamações”, com a Ryanair, easyjet e TAP a liderarem o número de queixas relativas a este tema.
O Portal da Queixa lembra que, entretanto, “há novas regras para o transporte de bagagem de mão”, uma vez que a associação europeia de companhias de aviação Airlines for Europe (A4E) uniformizou as medidas da bagagem de mão gratuita.
No entanto, até esta decisão, tomada no âmbito da A4E, o Portal da Queixa detetou a existência de “um elevado nível de insatisfação dos passageiros, refletido em centenas de reclamações contra as companhias aéreas”.
No primeiro semestre de 2025, acrescenta o Portal da Queixa, houve um “aumento expressivo de 72%” no número de reclamações relacionadas com a cobrança por excesso de bagagem de mão, em comparação com o período homólogo de 2024, com os meses de fevereiro e março de 2025, a registarem os maiores picos de ocorrências.
“Segundo os dados analisados, entre janeiro de 2024 até junho de 2025, as operadoras que recolheram mais reclamações dos passageiros referentes a sobretaxas nas malas de cabine foram: Ryanair com 29,85%, EasyJet com 21,64% e a TAP com 8,21%”, acrescenta o Portal da Queixa.
Recorde-se que, no âmbito da A4E, as companhias aéreas que pertencem a esta associação concordaram em uniformizar as medidas para a bagagem de mão, estabelecendo um limite de 40 × 30 × 15 cm. A nova medida deve ser totalmente aplicada até ao final do verão de 2025.
Por: Publituris