O Comando Territorial de Faro, através do Posto Territorial de São Bartolomeu de Messines, ontem, dia 03 de dezembro, localizou e auxiliou um idoso de 79 anos que tinha sido dado como desaparecido em São Marcos da Serra, no concelho de Silves.

Após um familiar ter comunicado o desaparecimento do idoso ontem, dia 03 de dezembro, pelas 17:50 horas, informando que este se tinha ausentado pelas 13:00 horas para ir conduzir um trator agrícola, os militares da Guarda iniciaram de imediato diligências policiais para o encontrar.

Cerca das 19:00 horas, o idoso foi localizado pelos militares, caído na horta, já com sinais de hipotermia e bastante debilitado, tendo de imediato sido ativada a assistência médica e transportado para o Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão. Apurou-se ainda que o idoso teve um acidente com o trator, provocando a projeção do homem.

Esta ação contou com o reforço do Posto Territorial de Silves.

No âmbito das suas ações de policiamento de proximidade, a GNR tem realizado diversas de ações de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tratores agrícolas, com o objetivo de os aconselhar para o cumprimento das regras de segurança, pretendendo-se assim reduzir a sinistralidade relacionada com a utilização de tratores, bem como as consequências dos mesmos.

Assim, destacamos os seguintes conselhos:

·         Não se esqueça a manutenção do veículo. O seu mau funcionamento ou falta de limpeza podem causar acidentes;

·         Lembre-se que as estruturas de proteção, como o arco de “Santo António”, podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos;

·         Utilize os acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei;

·         Frequente ações de formação teóricas e práticas. Conheça os riscos da condução de tratores agrícolas e circule com segurança;

·         Não conduza sob o efeito de álcool, fadiga ou com excesso de velocidade;

·         Respeite os limites do trator. Não sobrecarregue nem transporte passageiros “à pendura”. É proibido e perigoso.”

 

Por: GNR