No momento em que se assinala o Ano Internacional das Leguminosas, a Direção Regional de Agricultura e Pesca do Algarve (DRAPALG) com o apoio da investigadora nesta área, Amélia Delgado, promove esta ação, a qual integra o seguinte programa:
10h00: Sessão de abertura
- Presidente da Câmara Municipal de Tavira
- Reitor da Universidade do Algarve
- Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve
10h30: “As Leguminosas no contexto da Dieta Mediterrânica – uma visão” – Amélia Delgado (investigadora na área da Dieta Mediterrânica)
10h50: “Leguminosas: nutrição, alimentação e saúde” – Teresa Sancho (ARS Algarve)
11h15: “Biodiversidade: uma evidência na Dieta Mediterrânica” – Ana Maria Barata (INIAV/ Banco Português de Germoplasma Vegetal)
11h50: “A Alfarrobeira e a alfarroba no ambiente mediterrânico” – Pedro Correia (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve)
12h15: Mesa redonda (Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, oradores e comunicação social)
13h00: Encerramento
As Nações Unidas, na sua 68ª Assembleia-Geral, declarou 2016 como Ano Internacional das Leguminosas. O objetivo visa incentivar o consumo de proteínas de origem vegetal, fomentar a sua produção mundial, assim como melhorar as rotações de culturas e enfrentar os desafios em termos comerciais.
As leguminosas como a lentilha, o feijão, a ervilha, assim como o grão de bico constituem uma fonte vital de proteínas de origem vegetal e aminoácidos para consumo humano e fazem parte de uma dieta saudável.
O seu consumo ajuda a tratar a obesidade, assim como a prevenir e controlar doenças crónicas tais como a diabetes, problemas cardiovasculares e o cancro.
O seminário é gratuito, sendo que as inscrições deverão ser efetuadas, até às 12h00, de dia 02 de setembro, através dos seguintes contactos:
- DRAPALG: 289 870 700 | gabdirector@drapalg.mamaot.pt
- Câmara Municipal de Tavira: 281 320 500 (ext.: 2162)
Por CM Tavira