O município de Lagos preparou uma semana de atividades para assinalar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e, simultaneamente, o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho).

Duas datas comemorativas, instituídas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que têm como objetivo sensibilizar os governos, as cidades, organizações da sociedade civil e os cidadãos para as problemáticas ambientais e mobilizá-los no sentido de adotarem uma prática transformadora que permita reverter ou, pelo menos, minimizar o impacto negativo da atividade humana sobre os ecossistemas.

No 50.º aniversário do Dia Mundial do Ambiente o tema das comemorações está relacionado com a poluição por plástico. De acordo com os dados divulgados pela ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Desse total, apenas menos de 10% é reciclado. Estima-se, por isso, que 19 a 23 milhões de toneladas de plástico acabe por ir parar aos lagos, rios e mares, tornando-se numa das mais graves ameaças para o planeta. Acresce outro risco, menos conhecido, que decorre do grande volume de microplásticos consumidos anualmente, os quais estão presentes nos alimentos, na água e no ar. A palavra de ordem da campanha deste ano -“#CombataAPoluiçãoPorPlástico” - centra-se, por isso, nas escolhas e nas soluções que cada um e todos em conjunto podemos adotar no sentido de transitarmos para uma economia mais circular. Os principais objetivos são, entre outros, reduzir, em 80% até 2040 o volume de plástico que entra nos oceanos, em 55% a produção de plástico, poupar recursos económicos e reduzir em 25% a emissão de gases de estufa. O mote do Dia Mundial dos Oceanos deste ano - “É hora de colocar o oceano em primeiro lugar”- acaba por reforçar a mensagem e o apelo do Dia Mundial do Ambiente.

Com este enquadramento temático, que interliga as duas efemérides, 36 turmas e cerca de 800 alunos do pré-escolar e ensino básico das escolas de Lagos irão ter a oportunidade de participar em atividades promovidas pelo município, em parceria com a associação AORCA e o PROJETO NOVAS DESCOBERTAS, que incluem oficinas de animação artística, sensoriais e informativas, de cariz ambiental, bem como a realização de experiências de aprendizagem para a sustentabilidade na Quinta do Vale da Lama.

Para as restantes faixas etárias está prevista uma ação no Mercado Municipal de Santo Amaro, onde serão apresentadas exposições que abordam a problemática do lixo marinho e dão a conhecer os resultados da monitorização de resíduos encontrados nas praias de Lagos.

A Semana do Ambiente e dos Oceanos decorre até 9 de junho e poderá ser enriquecida com as iniciativas espontâneas dos cidadãos e de outras entidades, como é o caso do Hotel Vila Galé que, de acordo com a informação recebida, se prepara para organizar uma atividade de limpeza de praia na zona da Meia Praia com os seus colaboradores.

Pode saber mais sobre estas efemérides através dos seguintes sites nacionais e internacionais:

https://apambiente.pt/index.php/destaque2/5-de-junho-dia-mundial-do-ambiente

https://www.un.org/en/observances/environment-day

https://unworldoceansday.org/

 

PROGRAMA

CELEBRAÇÃO NA ESCOLA | AORCA VAI À ESCOLA: Pré-escolar, 1º e 2º anos

Datas: 2, 5, 6 e 7 de junho

Horário: 9h00 às 12h00

Oficina prática com atividades sensoriais, informativas e de reflexão sobre um tema relevante na atualidade para o ambiente, oceanos, proteção da biodiversidade e ecossistemas.

Pré-escolar:

Oficina LIXO ZERO (história do plástico e compostagem).

Oficina IR E VIR (história sobre a importância do consumo local e jogo de teatro sobre a locomoção e o seu impacto).

1° e 2° ano:

Oficina VOZ DO MAR (canção, meditação com som da baleia e atividades relacionadas com a poluição sonora nos oceanos).

Oficina LIXO ZERO (história do plástico, jogo da decomposição e compostagem).

 

UM DIA NA NATUREZA | PND & AORCA: 3º e 4º anos

Datas: 1 e 9 de junho

Horário: 10h00 às 14h00

As turmas inscritas deslocam-se ao Projeto Novas Descobertas (PND) na Quinta do Vale da Lama para viver um dia de experiências e descobertas, organizadas e facilitadas pela equipa do PND e da Associação AORCA. Atividades de ecologia ambiental, artística e relacional num ambiente estimulante e inspirador como é o da Quinta do Vale da Lama, onde a sustentabilidade desenha o dia-a-dia, é o que se propõe.

 

Ação de limpeza de praia e monitorização do lixo marinho

Data: 5 de junho

Horário: 9h30

Local: Meia Praia (junto ao Bar Linda)

Apoio: Associação SOMAR

Atividade integrada no projeto municipal “SOS Oceanos”, dinamizado pela Divisão de Ambiente, que conta com a participação de turmas da Escola de Odiáxere e da Escola de Bensafrim.

 

Ações de Sensibilização sobre “Poupança de Água”

Datas: 5 e 6 de junho

Hora: 9h30

Local: na própria escola

Projeto municipal dinamizado pela Divisão de Ambiente e pela Divisão de Água e Serviços Gerais, que conta com a participação de turmas da Escola EB n.º 1 de Lagos (Bairro Operário) e da Escola da Ameijeira.

Entrega de jogos didáticos - KIT pedagógico “ EXPEDIÇÃO H2O – À DESCOBERTA DO VALOR DA ÁGUA”

 

 “A Problemática dos Microplásticos e Lixo no Mar”

Datas: 5 e 7 de junho

Hora: 9h00 às 12h00

Local: Meia Praia (junto ao Bar Linda)

Apoio: Associação A ROCHA

Projeto desenvolvido pela Associação A ROCHA. Nesta atividade está prevista a participação de seis turmas da Escola EB 2,3 das Naus.

 

EXPOSIÇÕES

Datas: 5 a 10 de junho

Local: Mercado Municipal de Santo Amaro (Lagos)

 

“Plásticos – Até quando a nossa Indiferença?”

Parceria com o Zoo de Lagos

Esta exposição tem como objetivo alertar para os problemas atuais relacionados com a poluição marítima e, ao mesmo tempo, sensibilizar e consciencializar sobre a problemática do lixo marinho, particularmente os plásticos.

 

“Os Suspeitos do Costume”

Construída com base em informação disponibilizada pela ABAE, resultante das várias campanhas de monitorização efetuadas nas praias portuguesas no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul, esta exposição dá a conhecer os resíduos encontrados em ações de limpezas de praia realizadas em Lagos.

A iniciativa visa promover uma reflexão sobre as origens do lixo marinho, os seus tempos de degradação, as formas de os reduzir e o seu impacto na nossa vida.

 

 

 

 

​​​