Os melhores petiscos e pratos tradicionais da região serão acompanhados por cante ao baldão, viola campaniça, acordeonistas e música tradicional.
O primeiro momento acontecerá no dia 4 de outubro, no Café Poço Novo, em São Martinho das Amoreiras. Segue-se a 25 de outubro o encontro na Tasca do Miguel, em Ribeira do Salto, na Freguesia de Relíquias, e a 8 de novembro no Centro Social de Luzianes-Gare. No dia 22 de novembro, o programa decorrerá no Café Flor da Serra, em Várzea do Carvalho, na Freguesia de São Teotónio, e a 6 de dezembro na Sede da Associação de Moradores de Algoceira, na Freguesia de São Salvador e Santa Maria. O último momento está agendado para dia 20 de dezembro, no Restaurante Eira da Lagoa, em Colos.
Em todos os momentos do roteiro, a partir das 16h00, a tradição cultural encherá os espaços, com cantadores ao baldão acompanhados pela viola campaniça e, pelas 18h00, será dado palco aos poetas populares da região. A partir das 19h00, a música tradicional será garantida com acordeonistas amadores da região e a atuação de grupos musicais locais, como o grupo Rouxinóis do Mira (4 de outubro), Atar e Pôr ao Fumeiro (8 novembro) e Grupo Musical de Colos (20 dezembro).
A iniciativa, que pretende dinamizar as aldeias das freguesias do concelho de Odemira, através da promoção de eventos que enaltecem o melhor da gastronomia local e da música tradicional, é organizada pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, em parceria com o Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso, Município de Odemira, Juntas de Freguesia de Relíquias, São Martinho das Amoreiras, Luzianes-Gare, Sabóia, Santa Clara-a-Velha e Colos.
CM Odemira