O projeto da Câmara Municipal de Loulé “Rede de Anfitriões do Concelho” foi distinguido pelo Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras (BIDCE) como uma boa prática que tem contribuído para alcançar os objetivos definidos pela Rede de Cidades Educadoras, na qual se insere o Município louletano.

Este Banco reúne as experiências práticas de diversas cidades associadas em todo o mundo, que tratam temas diversificados, dirigidos a pessoas de todas as idades. Também associa uma base de documentos que servem de apoio ao estudo e ao desenvolvimento do conceito Cidade Educadora. Esta base reúne uma coleção de livros, artigos, revistas, artigos, revistas, transcrições de conferências, conclusões de jornadas, seminários e congressos, entre outros.

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, o projeto “Rede de Anfitriões do Concelho” teve início em 2013, com o objetivo de levar visitantes às zonas mais envelhecidas e despovoadas do interior, dando a conhecer as atividades ligadas fundamentalmente à agricultura que são a base económica local. Pretende-se, assim, promover o contacto entre dois territórios distintos do município louletano e as suas gentes, com o fim de atenuar a tendência de abandono dos territórios do interior, mas também estimulando o interesse dos jovens, adultos e sector turístico do litoral por estas zonas mais afastadas.

As atividades passam por visitas a localidades como o Ameixial (na fronteira com o Alentejo), durante as quais os habitantes são os próprios “anfitriões”, explicando aos visitantes a sua vida quotidiana e partilhando o seu conhecimento em atividades rurais como a agricultura, apicultura ou pecuária, entre outras.

Este projeto tem contado com o envolvimento de jovens das escolas do Concelho que, após as visitas, são desafiados a elaborar um trabalho de registo e de propostas de novos projetos de empreendedorismo e/ou de investigação no interior. No final do ano letivo, os alunos participantes neste projeto-piloto apresentam os seus trabalhos, integrados no programa letivo e pedagógico, à comunidade local e à população em geral.

A “Rede de Anfitriões do Concelho” tem tido igualmente o mérito de promover o contacto intergeracional.

 

Por CM Loulé