Procedimento concursal aberto só até sexta-feira

Não há tempo para pensar duas vezes. Se tem uma ideia de negócio ligada à gastronomia e à cultura, Querença e o Percurso Eco-Botânico encaixam e emolduram na perfeição essa resolução.

A Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG) ainda se encontra a receber propostas para o arrendamento do restaurante “Tasquinha do Lagar”. O procedimento concursal encerra dia 12 de dezembro, sexta-feira, com apresentação da proposta vencedora a 17 do mesmo mês.

Localizado num miradouro por excelência das colinas do barrocal algarvio, o restaurante é porta de entrada do Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro, com autoria do engenheiro silvicultor e arquiteto paisagista, Fernando Santos Pessoa.

Impera a flora mediterrânica da sub-região do barrocal algarvio, entre a serra e o litoral. Integram  a ciência e a tecnologia multimédia; o património natural ligado à natureza, à arquitetura hídrica e agrícola. Compõem este cenário de sustentabilidade e cultura, uma nascente de água, uma eira recuperada e o novo ‘ex-libris’ da Fundação - o anfiteatro Fernando Santos Pessoa - estreado em Setembro deste ano na homenagem à aclamada escritora Lídia Jorge, no âmbito do 5.º Festival Literário Internacional de Querença.

A Fundação procura propostas que descrevam de que forma se serve, à mesa de refeição, o elogio ao património gastronómico, aliado às plantas aromáticas presentes na cozinha e no jardim e à qualidade dos produtos serranos.

O concurso - aberto a pessoas singulares ou coletivas e a agrupamentos de pessoas singulares ou coletivas, independentemente da atividade exercida - dá ênfase à vocação cultural das propostas, sugerindo exemplos de dinamização do espaço com essa qualidade.

O espaço do restaurante poderá ser visitado mediante agendamento.

As candidaturas devem ser entregues até à próxima sexta-feira em carta fechada nos termos e condições a consultar no site da entidade promotora, em https://www.fundacao-mvg.pt/2025/11/14/concurso-para-a-tasquinha-do-lagar/. Podem ser enviadas com aviso de receção ou entregues na morada da FMVG (Rua da Escola, Caixa Postal 1420 - A, Povo de Querença, 8100-129 Loulé), contendo no exterior a seguinte referência: “Procedimento concursal para o arrendamento da Tasquinha do Lagar / Querença”.

O júri do procedimento concursal será composto por um elemento do conselho de administração da Fundação, que preside, por um técnico da Fundação e um especialista do sector da Hotelaria e Restauração. As propostas serão abertas no dia 17 de dezembro, pelas 15h00, na sede da Fundação, sendo o vencedor do procedimento anunciado posteriormente.

Dúvidas e esclarecimentos, poderão ser remetidos para o email fundação.mvg@gmail.com

 

FMVG