QUARTEIRA | «Aluga-se» no Mercado de Verão
No passado domingo, 6 de julho, o Grupo de Teatro Comunitário – Quarteira Fora da Caixa apresentou a peça «Aluga-se» no Mercado de Verão, trazendo algumas novidades em relação às suas apresentações anteriores.
A peça envolveu o público com uma narrativa envolvente e cheia de humor, explorando temas do quotidiano de forma criativa e reflexiva.
A iniciativa fez parte do calendário cultural do Mercado de Verão, que procura oferecer entretenimento de qualidade para moradores e visitantes, promovendo a cultura local e o talento da comunidade.
A apresentação de “Aluga-se” foi uma oportunidade única de apreciar uma produção teatral feita por artistas locais, que vêm conquistando cada vez mais reconhecimento pelo seu trabalho dedicado e inovador.
Uma excelente oportunidade para desfrutar de uma noite cultural ao ar livre, num ambiente descontraído e acolhedor, reforçando o compromisso do grupo com a promoção da arte e da cultura na cidade de Quarteira.
Miguel Pessoa, coencenador do grupo, considerou: “Para nós é uma alegria muito grande, uma satisfação muito grande porque este grupo é como uma grande família que às vezes vai engrandecendo, outras vezes vai encolhendo. E estão aqui também muitos vizinhos que já fizeram parte. Eu peço que levantem os braços quem já fez parte do grupo. Está ali a Manuela, a Salila, o Bianco, a Emília está aqui, a minha mãe também já fez parte.
Queria agradecer à Junta de Freguesia de Quarteira por ter aceitado este desafio de ajudar-nos a criar um grupo de teatro comunitário.
Quando criamos espetáculos com este grupo, são sempre temas que saem do próprio grupo. Por exemplo este, do aluguer das casas, é uma problemática que temos vindo a viver. E saiu do grupo, acho que foi a Manuela e a Gracinda que lançaram a ideia do problema dos alugueres, a dificuldade que temos em alugar casas ao ano. A peça anterior, o Cinema Miami, como alguns de vocês conhecem, é sobre a falta de espaços culturais na cidade de Quarteira.
E o Grupo de Teatro Comunitário acaba por ser também um espaço cultural, o que é pena e é ótimo. É pena haver pouco mas é ótimo que exista o Grupo de Teatro Comunitário. A Diana Bernedo e eu fazemos a encenação deste grupo desde o início e estão todos convidados a entrar no grupo. Estamos a precisar da gente, Ensaiamos todas as quintas-feiras, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira e é só aparecerem. Agora já estamos em processo de ensaios, voltamos depois do verão e estão todos convidados a participar porque não há limites de idade.
A partir de setembro vamos começar a criar um novo espetáculo, portanto, se quiserem juntar ao grupo, entram já no processo de criação”.
Por: Jorge Matos Dias