Genericamente pretendia-se que os participantes nestas ações, elementos da PSP, ANA, Portway, Prossegur, Securitas, GNR, Restflight, Autoridade Tributária, Repsol, Multiserviços e Jet2, debatessem questões associadas à prevenção e deteção de extremismos violentos, para mais facilmente poderem detetar e reconhecer os principais processos de radicalização. Foram também abordadas as principais ideologias associadas ao terrorismo e o normal ciclo de ataques terroristas e foi enfatizada a importância da comunicação e da partilha de informação entre os diversos parceiros da comunidade aeroportuária.
Estas ações de sensibilização foram dinamizadas pelo Subintendente Daniel Magalhães, atual Comandante da Divisão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, do Porto, perito nestas matérias. Esta formação está incluída num projeto mais abrangente de policiamento de proximidade que está a ser implementado pela PSP em todos os aeroportos nacionais.
A ação realizada no Aeroporto de Faro teve uma receção muito positiva por parte de todos os participantes, pelo que várias entidades solicitaram a realização de outras formações semelhantes de forma a abranger colaboradores que não conseguiram participar nas ações de sensibilização realizadas. Assim está previsto, num futuro próximo, a continuação deste projeto.
Por PSP Faro