O PSD Algarve teve conhecimento da gravíssima decisão de encerramento, a partir de hoje, dos serviços de maternidade, urgência e internamento pediátrico, bem como da neonatologia e berçário do Hospital de Portimão, sem que haja qualquer data prevista para a sua reabertura.

A informação foi comunicada através de uma circular distribuída hoje, a qual estabelece, desde já, a transferência de internados do serviço de pediatra para o Hospital de Faro.

O PSD Algarve sabe que terá lugar ainda hoje uma reunião de urgência entre o CEO do SNS, Fernando Araújo, e responsáveis do Centro Hospitalar do Algarve.

Cristóvão Norte, Presidente do PSD Algarve, é perentório, “esta é uma decisão inaceitável, é o SNS a bater em retirada do barlavento algarvio: as grávidas vão dar à luz, nalguns casos, a mais de 100 km; qualquer episódio de urgência ou internamento de todas as crianças e jovens até aos 18 anos passará a ter lugar em Faro. Além do mais, o serviço de pediatria de Faro não tem capacidade para responder às necessidades de toda a região.”

“Não havendo prazo para a reabertura,  tememos que se trate de um encerramento definitivo que não há coragem de assumir publicamente.

Apelamos ao Ministro da Saúde e ao CEO do SNS - que reúne hoje com os responsáveis regionais -, que trave esta decisão profundamente lesiva da oferta assistencial da região.”