A PSA Sines realizou, dia 1 de junho, uma cerimónia de inauguração para assinalar a conclusão da primeira etapa da Fase III da Expansão do Terminal de Contentores de Sines. As obras concluídas na primeira fase da expansão incluem 204 metros adicionais de comprimento de cais, o que permitirá agora à PSA Sines movimentar três mega-navios em simultâneo.

O evento de inauguração foi agraciado pelo Secretário de Estado das Infraestruturas de Portugal, Hugo Santos Mendes, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura, Dr. Vivian Balakrishnan, o Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, o Presidente da Administração Portuária de Sines, José Luís Cacho, o Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, a equipa de Gestão, Clientes, Parceiros e Stakeholders.

Desde o início da construção do terminal em 2000, a PSA Sines já investiu mais de 200 milhões de Euros no desenvolvimento das suas instalações de última geração. Para facilitar o aumento do volume de carga e ir ao encontro das necessidades crescentes dos seus clientes, a PSA Sines embarcou num projeto de expansão ambicioso, no valor de 300 milhões de Euros, chamado Fase III.

Quando a Fase Três estiver totalmente concluída, o terminal irá praticamente duplicar a capacidade de movimentação anual para 4,1 milhões de TEUs (Twenty-foot Equivalent Units), fortalecendo a posição da PSA Sines enquanto um dos principais portos na região.

Aumento de investimento origina crescimento de emprego. Com a conclusão da primeira etapa, o terminal irá criar empregos adicionais nas áreas de engenharia, tecnologias de informação e operações, tornando a PSA Sines num dos maiores empregadores da região.

David Yang, CEO Regional, PSA Europa, Mediterrâneo & Américas afirma que «A PSA sempre acreditou que o porto de Sines – um porto de águas profundas estrategicamente localizado no cruzamento das rotas Norte-Sul, Este-Oeste – oferece uma oportunidade única para o desenvolvimento bem-sucedido de um terminal de contentores para os seus clientes. Atualmente, a PSA Sines já excedeu as nossas mais altas expetativas, tendo-se transformado num hub regional de relevo capaz de servir as rotas marítimas mais importantes e com capacidade para receber os maiores navios de contentores.»