O líder socialista, António Costa, vai promover uma renovação total no Secretariado Nacional do PS, órgão do qual estarão ausentes membros da anterior equipa de António José Seguro, mas também dirigentes da atual bancada parlamentar.

A lista para o Secretariado Nacional do PS proposta por António Costa será eleita esta manhã, antes da sessão de encerramento do congresso, e apresenta um total de 15 membros efetivos, dos quais só o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, já fez parte de anteriores equipas de direção (lideradas por José Sócrates).

Todos os restantes 14 elementos são novos, com particular destaque para a presença de Luís Patrão, ex-secretário de Estado e ex-chefe de gabinete dos primeiros-ministros António Guterres e José Sócrates.

Entra também no Secretariado Nacional do PS um dos mais destacados deputados socialistas na área das finanças, João Galamba, considerado um dos "jovens turcos" deste partido e que entrou no parlamento por convite do ex-secretário-geral José Sócrates.

António Costa escolheu ainda para o Secretariado Nacional os ex-secretários de Estado Bernardo Trindade e Fernando Rocha Andrade, a vereadora da Câmara de Lisboa Graça Fonseca, a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, e o ex-governador civil de Bragança Jorge Gomes.

Na nova equipa, estará também o ex-secretário de Estado e vereador da Câmara do Porto Manuel Pizarro, a presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, e a ex-autarca de Vila Franca de Xira Maria da Luz Rosinha.

António Costa convidou ainda para o órgão de direção restrita do PS o deputado e presidente da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros, Sérgio Sousa Pinto, o constitucionalista Pedro Bacelar, a sindicalista Wanda Guimarães e, finalmente, Porfírio Silva, que é um dos seus mais próximos conselheiros políticos de Costa e que foi várias vezes candidato à liderança da JS na década de 80.

 

Por: Lusa