A lista para o Secretariado Nacional do PS proposta por António Costa será eleita esta manhã, antes da sessão de encerramento do congresso, e apresenta um total de 15 membros efetivos, dos quais só o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, já fez parte de anteriores equipas de direção (lideradas por José Sócrates).
Todos os restantes 14 elementos são novos, com particular destaque para a presença de Luís Patrão, ex-secretário de Estado e ex-chefe de gabinete dos primeiros-ministros António Guterres e José Sócrates.
Entra também no Secretariado Nacional do PS um dos mais destacados deputados socialistas na área das finanças, João Galamba, considerado um dos "jovens turcos" deste partido e que entrou no parlamento por convite do ex-secretário-geral José Sócrates.
António Costa escolheu ainda para o Secretariado Nacional os ex-secretários de Estado Bernardo Trindade e Fernando Rocha Andrade, a vereadora da Câmara de Lisboa Graça Fonseca, a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, e o ex-governador civil de Bragança Jorge Gomes.
Na nova equipa, estará também o ex-secretário de Estado e vereador da Câmara do Porto Manuel Pizarro, a presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, e a ex-autarca de Vila Franca de Xira Maria da Luz Rosinha.
António Costa convidou ainda para o órgão de direção restrita do PS o deputado e presidente da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros, Sérgio Sousa Pinto, o constitucionalista Pedro Bacelar, a sindicalista Wanda Guimarães e, finalmente, Porfírio Silva, que é um dos seus mais próximos conselheiros políticos de Costa e que foi várias vezes candidato à liderança da JS na década de 80.
Por: Lusa