Projeto: Nova Vida Cerveja - Crackers de Dreche
As Crackers de Dreche, da Nova Vida Cerveja, conquistaram o segundo lugar na 1.ª edição do “Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica”, em 2024, uma iniciativa criada com o objetivo de promover a inovação no setor agroalimentar, no contexto da Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira. 
 
Conversámos com os premiados para compreender o significado desta distinção para cada um e para as respetivas áreas de negócio, com o intuito de inspirar futuros candidatos e dar visibilidade a exemplos de sucesso que valorizam e preservam os princípios da Dieta Mediterrânica.
 
A Nova Vida Cerveja é um projeto familiar sediado em Loulé, que projeta, produz, engarrafa e distribui todas as suas cervejas. Impulsionadas pela sustentabilidade e pela inovação, as Crackers de Dreche representam um exemplo de como é possível aliar compromisso ambiental e criatividade no setor agroalimentar, sendo o resultado da reutilização dos resíduos de cereais decorrentes do processo de fabricação da cerveja. 
Apesar do projeto ainda estar em desenvolvimento, pois é necessário efetivar a análise nutritiva das crackers e conseguir “uma cozinha industrial” para a sua produção, na Nova Vida Cerveja garantem que estão já a pensar em “parcerias com produtores locais, para criar variedades de crackers (ervas, queijos)”. 
 
Orientados para a “reutilização de produtos, circuitos locais e valorização de produtos locais”, a empresa quer trazer algo inovador e saudável ao mercado e dizem-nos que este produto “acompanha muito bem o que já produzimos, a cerveja artesanal”. 
 
A Nova Vida Cerveja reconhece a importância de um apoio reforçado ao desenvolvimento do projeto, encarando-o como uma oportunidade para potenciar o seu crescimento. A gestão simultânea da atividade em curso apresenta desafios, nomeadamente no acesso aos interlocutores certos e na definição dos passos necessários à sua concretização.
 
Organizado no contexto da Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira, o Prémio de Inovação da Dieta Mediterrânica é uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve, I.P.) em conjunto com o Município de Tavira enquanto comunidade representativa em Portugal da Dieta Mediterrânica - Património Cultural Imaterial da UNESCO, a Associação IN-LOCO enquanto entidade que articula com os produtores representados na Feira da Dieta Mediterrânica e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Sotavento Algarvio enquanto entidade que atribui os 3 prémios monetários.
 
O Prémio é público e tem como objetivo selecionar, divulgar e premiar projetos desenvolvidos na região do Algarve que tenham um carácter inovador, sendo atribuídos prémios aos que se destacarem na área agroalimentar alinhados com os princípios da Dieta Mediterrânica e cujos produtores/projetos/empresas estejam representados na Feira da Dieta Mediterrânica.
 
 
Por: CCDR Algarve