Segundo a proposta lançada pelo Governo português a consulta pública, pretende-se «apoiar a ligação em sistema de metro ligeiro […] numa extensão aproximada de 35 km, contribuindo para a descarbonização do sistema de transportes regional e segurança rodoviária».
O documento realça que esta é a área de maior concentração populacional do sul do país e que «os mais de 150 mil residentes habituais em zonas urbanas e suburbanas contabilizam diariamente milhares de deslocações pendulares em veículo próprio, muitas vezes com um único ocupante, a que se juntam as deslocações dos passageiros embarcados/desembarcados no Aeroporto de Faro que procuram estes centros urbanos e ainda os que optam pela continuação da sua viagem em modo ferroviário».
O programa regional do Algarve foi o que mais aumentou a sua quota de fundos europeus, dos atuais 319 milhões de euros no Portugal 2020 para 780 milhões de euros no Portugal 2030.
Já no âmbito do programa para a Ação Climática e Sustentabilidade, também serão promovidos investimentos-chave. Estes serão aplicados em infraestruturas de transporte pesado de passageiros, em material circulante ferroviário urbano e suburbano e em veículos limpos para sistemas BRT – Bus Rapid Transit, em eixos com elevados níveis de congestionamento.
Por: Filipe Vilhena