A Sociedade Polis Ria Formosa avançou no início de setembro com a requalificação do Parque Ribeirinho do Ludo, junto à praia de Faro, que abrange um percurso de 6,5 quilómetros, disse hoje à Lusa o presidente da sociedade.

Segundo Sebastião Teixeira, o objetivo da empreitada é melhor as condições do percurso, para caminhadas, corridas ou para andar de bicicleta, sem riscos para as centenas de utilizadores que já se deslocam àquele espaço para a prática de atividade física, sobretudo ao fim de semana.

Para tal, é necessário regularizar o pavimento, retirar plantas infestantes, sobretudo acácias, e retificar alguns declives que estavam instáveis, precisou aquele responsável, acrescentando que a realização dos trabalhos obrigou ao corte temporário de um dos acessos ao Ludo, situado junto à pista do aeroporto de Faro, encerrado desde 31 de agosto.

"Há zonas muito estreitas, pelo que, por questões de segurança, não é possível ter máquinas a trabalhar e pessoas a circular", explicou Sebastião Teixeira, prevendo que a entrada por aquele acesso seja reposta antes do final de setembro.

Além da requalificação do piso, vai também ser criada sinalética de orientação para os utilizadores do percurso, acrescentou.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, manifestou satisfação pela intervenção, que deverá estar concluída em dezembro e permitirá que a área tenha mais condições para a prática de desporto e melhores acessos.

"O percurso tem caminhos muito antigos e, no final da obra, as pessoas poderão usufruir de percursos assinalados, com os pisos regularizados e com mais e melhores acessos", resumiu.

A obra, adjudicada pela Sociedade Polis a uma empresa de construção, tem um custo estimado de 400 mil euros.

Na passada semana, a Polis Litoral Ria Formosa inaugurou a requalificação da Praia dos Cavacos, em Marim, Olhão, que passa agora a dispor de mais de 60 lugares de estacionamento, numa tentativa de combate à ocupação desregrada do local.

O espaço foi também dotado de iluminação pública e mobiliário urbano de apoio, intervenção que, segundo a Polis, permitirá uma utilização condigna deste troço de margem da Ria Formosa.

A obra lançou também as bases para um futuro apoio de praia, a concessionar, para que a Praia dos Cavacos se constitua como uma unidade balnear lagunar, das poucas em Olhão acessíveis sem recurso a transporte marítimo.

 

Por Lusa