A elaboração do Plano de Desenvolvimento Social decorre dos instrumentos e diagnóstico (Carta de Risco, Guião de Intervenção e Carta Social) materializando as problemáticas aí identificadas e as propostas aí contidas. A sua elaboração baseou-se no impulso de participação dos parceiros da rede social que, em diversos momentos, sinalizaram necessidades e recomendações de intervenção. A metodologia de planeamento prosseguiu na linha de antecipação estratégica, procurando definir uma visão de desenvolvimento e identificando fatores críticos determinantes do futuro da inclusão social do Concelho.
O Plano de Desenvolvimento Social 2016-2021 define a estratégia inclusiva para o Concelho como referencial enquadrador para a mudança, orientando a inovação para fatores críticos que se convertem nos Eixos de Intervenção: Coesão Territorial; Empreendedorismo e a Inovação Criativa; Economia Inclusiva; Plataforma da Cidadania Inclusiva; e Qualificação e Oportunidades para o Futuro.
Loulé reúne as condições institucionais e técnicas para converter o seu capital de conhecimento e capacidade técnica em inovação de referência na área social, orientando-se pelas metas estratégicas propostas no Plano de Desenvolvimento Social, concretizando um Concelho de justiça social e de oportunidades de inclusão plena para todos.
Por CM Loulé