A Assembleia Municipal de Lagos reunida em Sessão Ordinária, no dia 28 de novembro de 2016, aprovou uma Moção pela criação de Serviço de Cirurgia Cardiotorácica no CHA.

“A Rede de Referenciação Hospitalar de Cardiologia, aprovada por despacho do Ministro da Saúde de 2 de novembro de 2015, não contempla a criação de um Serviço de Cirurgia Cardiotorácica no Centro Hospitalar do Algarve. O centro mais próximo encontra-se em Lisboa, a 300 quilómetros de distância.

 

O Centro Hospitalar do Algarve faz parte da rede de referenciação no tratamento do enfarte agudo do miocárdio, recebendo doentes de todo o Algarve e dos concelhos limítrofes do Baixo Alentejo.

 

É o ponto de referenciação mais importante do sul do País, com o maior número de angioplastias primárias por milhão de habitantes.

 

O Algarve, com uma população de 450 mil habitantes, que nos meses de Verão triplica, encaminha mais de 500 doentes por ano para Cirurgia Cardiotorácica.

 

Pelo exposto, a Assembleia Municipal de Lagos, reunida em 28 de novembro de 2016, delibera:

 

1 - Exigir do Governo que a Rede de Referenciação Hospitalar de Cardiologia, aprovada recentemente, contemple a criação de um Serviço de Cirurgia Cardiotorácica no Centro Hospitalar do Algarve; para que se garanta uma assistência adequada aos doentes do Algarve e do Baixo Alentejo;

 

2 - Dar conhecimento desta deliberação ao Governo e à comunicação social.”

 

 

27/12/2016

Assembleia Municipal de Lagos