O Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMFRS), localizado em São Brás de Alportel, é uma unidade especializada da rede de referenciação hospitalar de medicina física e de reabilitação do Serviço Nacional de Saúde, abrangendo o Algarve e o Baixo Alentejo.

Há dois anos, depois do fim do contrato de concessão a um grupo privado, o CMFRS passou a ser gerido diretamente pela Administração Regional de Saúde do Algarve, tendo o anterior Governo do PSD/CDS imposto uma estratégia de gestão que se pautou pelo desinvestimento nesta unidade de saúde, pela redução do seu número de profissionais de saúde, pelo encerramento de camas de internamento e pela redução do serviço de ambulatório.

Esta estratégia do anterior Governo PSD/CDS visou a degradação deliberada do CMFRS com vista à criação de condições para justificar a posterior entrega da gestão a operadores privados.

Esta estratégia governamental, que não serve o interesse público, mereceu o aplauso da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, que no passado mês de agosto expressou publicamente a sua satisfação pelo anúncio do lançamento eminente de um concurso para a gestão privada do CMFRS.

Entende o PCP que uma unidade de referência desta importância deve ser gerida por entidades públicas e dotada dos recursos humanos, financeiros e materiais adequados à prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade às populações.

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministério da Saúde (pergunta em anexo) sobre as suas intenções relativamente à manutenção da gestão pública do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul e ainda sobre as medidas que, no âmbito de uma gestão pública, serão tomadas para garantir que esta unidade de saúde disporá de recursos humanos, financeiros e materiais adequados à prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade às populações.

 

Por PCP