A manhã de hoje, dia 10 de janeiro, não começou de forma pacífica na EB1 de Almancil.

Os professores começaram o dia com cartazes em frente à escola, apelando ao "respeito", "fim da instabilidade", "atualização salarial" e "valorização".  

Alguns pais mostraram-se revoltados contra a greve dos professores, que nesta escola duraria entre as 9h00 e as 10h00. Em causa estaria o tempo de 1h sem aulas.

À porta da instituição de Almancil, houve altercações entre os pais e professores, com a troca de algumas palavras menos pacíficas. 

Recorde-se que o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (S.TO.P.) convocou um protesto a nível nacional. O novo período do ano letivo arrancou, desta forma, com esta nova paralisação por tempo indeterminado.

O Sindicato mostra-se contra as propostas de alterações ao modelo de concurso de colocação de professores. O Governo pretende criar um novo modelo de gestão e recrutamento de docentes, baseado no seu perfil e necessidades do agrupamento. Deste modo, um professor pode dar aulas em várias escolas do mesmo concelho. Este novo modelo de contratação, segundo o Ministério da Educação, traria maior estabilidade aos docentes, uma vez que a sua integração seria decidida por conselhos locais de diretores, que não iriam contratar diretamente docentes.

O S.T.O.P. reclama ainda a melhoria dos salários e condições de carreira, assim como as dificuldades na mudança de escalão e o congelamento do tempo de serviço. Esta não é a primeira vez que os professores se impõem perante estes pontos, sendo que poucas foram as alterações até ao momento.

Esta greve tem sido sentida por todo o país e a região algarvia acompanha a tendência.