Conhece os novos modelos pedagógicos que estão a dar que falar e que poderão definir completamente as escolas no futuro.
As próximas semanas são a altura certa para começares a pensar na escola do teu filho para o ano letivo 2025/2026. Para te ajudar nesta decisão, exploramos algumas comunidades de aprendizagem alternativa e os modelos pedagógicos que estão a ganhar cada vez mais destaque em Portugal.
 
Estas abordagens inovadoras valorizam o desenvolvimento integral da criança, respeitando o seu ritmo e as suas necessidades individuais. Mais do que transmitir conhecimento, estes modelos colocam a criança no centro da aprendizagem, o que lhe permite atingir maior autonomia, curiosidade e a participação ativa no seu percurso educativo.
 
 
Novos modelos de aprendizagem para as crianças: o que defendem?
 
Os novos modelos pedagógicos de aprendizagem surgiram como alternativas aos métodos educacionais tradicionais, focando-se no desenvolvimento individual e na promoção de competências fundamentais para o crescimento emocional, intelectual e social das crianças.
 
Ao contrário das abordagens convencionais, estes métodos pedagógicos valorizam a autonomia, ou seja, as crianças aprendem ao seu próprio ritmo enquanto exploram o mundo ao redor. 
 
Entre os modelos, destacam-se o Montessori, o Waldorf e o Reggio Emilia, que têm origens e filosofias distintas, mas com um objetivo comum: criar ambientes educativos mais adequados às necessidades de cada criança.
 
Método Montessori: foca-se na autonomia e na escolha das atividades pelas crianças, com o educador a ter o papel de guia. Cada aluno aprende ao seu ritmo, com atividades práticas e baseadas na realidade, permitindo o desenvolvimento de competências cognitivas e motoras;
Método Aucouturier: foca-se no desenvolvimento psicomotor, usando o movimento para a expressão e aprendizagem. As crianças têm liberdade para explorar e brincar em ambientes seguros com materiais que promovem a experimentação e a comunicação;
Método Waldorf: prioriza a brincadeira e o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. A aprendizagem é baseada nas artes, movimento e música, sendo o trabalho em grupo uma parte importante do processo. Não se ensina a ler ou escrever até os 7 anos, focando-se em habilidades sociais e emocionais;
Método Pikler: enfatiza o desenvolvimento motor e a autonomia desde a infância. As crianças exploram livremente e de forma segura, sem intervenção direta dos educadores. Este método baseia-se na ideia de que as crianças se desenvolvem de forma espontânea se forem fornecidas as condições adequadas;
Reggio Emilia: valoriza a aprendizagem através de projetos, com foco na investigação e na colaboração. O espaço da sala de aula é considerado um “terceiro educador”, e as crianças são incentivadas a explorar e investigar suas próprias perguntas e interesses.
 
Quais são as escolas com os novos modelos pedagógicos?
Se a altura das matrículas escolares te deixa sempre com dúvidas, mas estás a pensar inscrever o teu filho numa escola com um modelo educacional alternativo, deixamos-te uma lista com as instituições de ensino que praticam a diferença: 
 
Escola Básica da Ponte
A Escola Básica da Ponte, situada em São Tomé de Negrelos, no concelho de Santo Tirso, é uma escola de referência em Portugal na área de abordagem pedagógica inovadora, distante do modelo tradicional. 
 
Organizada em torno de projetos e trabalho em equipa, a escola promove a participação ativa dos alunos no planeamento, aprendizagem e avaliação das atividades. Em vez de salas de aula convencionais, a escola dispõe de espaços de trabalho equipados com diversos recursos como livros, internet e vídeos, favorecendo a autonomia e a pesquisa independente. A escola adota uma filosofia educativa baseada em valores como solidariedade e inclusão. 
 
A equipa docente da Escola Básica da Ponte é composta por profissionais com formações diversificadas, incluindo educadores de infância, psicólogos e professores de diferentes ciclos de ensino. A organização escolar estimula o desenvolvimento da autonomia responsável, promovendo o uso da palavra como ferramenta de cidadania. 
 
Os pais e encarregados de educação desempenham um papel ativo, estando fortemente envolvidos no acompanhamento e na orientação do processo educativo. 
 
Comunidade de aprendizagem Raiz em Leiria
A Comunidade de Aprendizagem Raiz, localizada em Leiria, oferece uma abordagem pedagógica inspirada em metodologias como a Forest School, Pedagogia Waldorf, Movimento da Escola Moderna e a Escola da Ponte. 
 
A Raiz foca no desenvolvimento holístico das crianças, com respeito pela sua individualidade. O ambiente seguro e estimulante desta comunidade permite que as crianças explorem livremente a natureza, desenvolvam suas habilidades criativas e aprendam com intencionalidade pedagógica. 
 
Para o ano letivo 2025/2026, a comunidade da Raiz apresentará novos modelos educativos, incluindo o modelo integral, que proporciona um percurso educativo completo e o modelo personalizado, que adapta o processo de aprendizagem às necessidades individuais de cada família. Estão também incluídos outros ciclos de aprendizagem e eventos, para experiências pontuais de convivência e aprendizagem. 
 
O objetivo desta associação é realizar até ao início do ano letivo, uma série de encontros com os pais e playdates com as crianças, onde serão partilhadas outras práticas educativas.
 
Comunidade de aprendizagem Enraizar em Mafra
A associação de aprendizagem comunitária Enraizar oferece uma abordagem pedagógica centrada na construção de competências que promovem a autonomia e a colaboração. 
 
As oficinas para crianças entre os 3 e os 6 anos são realizadas ao ar livre, com o objetivo de incentivar o contacto direto com a natureza, enquanto o apoio ao estudo é destinado a crianças do 1.º e 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa modalidade de ensino doméstico. Além disso, a Enraizar oferece tutoria personalizada para utentes externos. 
 
A filosofia da Enraizar assenta na sabedoria, felicidade, amor incondicional e cooperação. A aprendizagem é construída a partir de experiências reais e interativas, que seja capaz de despertar a curiosidade natural das crianças e estimular o seu crescimento através da vivência direta com o mundo que as rodeia.
 
A estrutura pedagógica da Enraizar é sustentada por três pilares fundamentais: valores, enquadramento teórico e legal. Através da inspiração em pedagogias como Freinet, Montessori, Krishnamurti, Steiner, Vigotsky e Paulo Freire, entre outras, a comunidade educativa segue uma abordagem que promove a socialização. 
 
Esta comunidade de aprendizagem oferece ainda apoio a projetos e workshops externos. 
 
Vantagens das novas comunidades de aprendizagem
 
Graças aos modelos de aprendizagem, poderemos identificar três grandes vantagens destas comunidades:
 
Incentivo à autonomia: os alunos assumem o protagonismo ao longo da aprendizagem e tornam-se capazes de aprimorar soft skills que mais tarde lhes serão úteis, como por exemplo, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas de forma independente;
Aumento do interesse: a possibilidade de participar ativamente no processo de aprendizagem, de explorar conteúdos e de fazer perguntas, torna as aulas mais motivadoras e relevantes;
Maior dinamismo: a sala de aula será um espaço privilegiado para a realização de debates, apresentações e discussões, para uma interação mais rica entre os alunos.
Os modelos pedagógicos oferecem equivalência aos anos de ensino?
Para saberes se as comunidades de aprendizagem mencionadas oferecem equivalência direta aos anos de ensino, é importante entrares em contacto com elas. Por exemplo, a Escola da Ponte e a Escola Raiz oferecem essa equivalência, sendo que a Escola Raiz garante a equivalência ao 4.º ano do primeiro ciclo.
 
Em outros casos, o processo de aprendizagem é mais flexível e não corresponde necessariamente a um ano letivo específico. Na verdade, cada modelo pode ser aplicado em diferentes fases da educação, adaptando-se à metodologia adotada e às necessidades dos alunos.
 
A equivalência ao ensino convencional depende da forma como o modelo pedagógico se adapta aos currículos formais. No entanto, deves entender que o foco principal está no desenvolvimento integral das crianças e nas competências adquiridas, mais do que numa correspondência direta com os anos de ensino.
 
 
Por: Idealista News