Três infra-estruturas de investigação de alto nível, promovidas pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg), foram classificadas como primeira categoria no Roteiro Nacional de Infra-estruturas para Investigação Científica (RNI), levado a cabo pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, todas elas constituindo os pólos nacionais de Infra-estruturas europeias.

O CCMAR liderou a candidatura EMBRC.PT para a criação do pólo nacional do Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC - European Marine Biological Resource Centre), a localizar em Faro, e com pólos na Horta, Coimbra e Porto, que tem por objectivo o investigação, proteção e exploração da biodiversidade marinha. É bem conhecida a importância do conjunto da diversidade da vida (biodiversidade) desde os mais pequenos microorganismos, às algas e aos grande mamíferos  e aves, para a saúde dos ecossistemas marinhos. Muita biodiversidade é também fonte de produtos utilizados para nosso benefício no dia a dia, desde alimentos a fármacos. Portugal coordena actualmente a implementação do EMBRC em sete países, sendo o professor Adelino Canário, director do CCMAR e professor catedrático da Universidade do Algarve, o representante científico. 

O CCMAR foi parceiro da candidatura para criação do pólo nacional do Observatório Europeu de Fundos Marinhos (EMSO - European Marine Seafloor Observatory). A infra-estrutura a colocar na costa algarvia constituirá uma plataforma de investigação que permitirá um melhor conhecimento e monitorização a longo prazo das alterações do ambiente marinho, funcionando numa rede de âmbito europeu e internacional. 

Finalmente, o CCMAR foi parceiro da candidatura BIODATA.PT para a criação de um pólo nacional da infra-estrutura ELIXIR do Instituto Europeu de Bioinfomática (EBI) para a gestão e tratamento de dados de investigação em biologia marinha, florestas e alimentação. Este pólo constitui também uma interface com o EMBRC.PT tendo também como um dos objectivos a formação de jovens investigadores em biologia computacional.

São consideradas Infra-estruturas de investigação de dimensão nacional ou europeu os laboratórios, plataformas ou grande equipamentos estratégicos que servem a comunidade científica das universidades, institutos e as empresas, seja de âmbito nacional ou internacional.

O CCMAR, a UAlg  e a região algarvia têm-se vindo a evidenciar como um foco de excelência de âmbito internacional na investigação sobre o mar. Estas infra-estruturas de investigação serão um pólo de visibilidade e atração de investigadores e estudantes internacionais para a região, garantindo que a UAlg continue na linha da frente das universidades europeias nesta área.  Este investimento faz também parte da estratégia regional e nacional de desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento, contribuindo para a sua diversificação e sustentabilidade.

 

Por CCMAR