Quase quem em jeito de despedida do Verão, arranca dia 3 de Setembro a primeira de quatro sessões do Cinema Lençol, em que a Figo Lampo recuperará essa já quase extinta arte do cinema ambulante, e como antigamente, esticará o lençol em diferentes localizações do barrocal algarvio, para que se veja cinema que retrata as diferentes problemáticas ligadas à ecologia e à atualidade, e ao mesmo tempo se restabeleça a ligação com a natureza e a riqueza serrana.
O arranque é no dia 3 de setembro, feito em parceria com Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela - Cine Eco Seia 2020, com a projecção do filme “alma de um ciclista” de Nuno Tavares. Uma reflexão sobre a importância da amizade, da ecologia e do minimalismo para uma vivência mais plena numa sociedade que cada vez mais se deteriora e deixa cair os mais básicos valores por terra.
No dia 10 de Junho, sobe ao lençol o filme “O botão de Nacar” do Chileno Patrício Guzman, que nos traz um cruzamento de narrativa entre a ditadura de Pinochet, os Golpes de estado com as mitologias das culturas indígenas da patagónia e da sua relação com a água no meio natural e como estas se viram extintas perante a ganância dos colonizadores e da raiva do homem branco. Mais do que expressar a sua raiva pela extinção de um povo, Guzman enfatiza a importância dos oceanos, não fosse o Chile o país com o maior arquipélago do planeta terra.
Dia 17, traz-nos um filme simultaneamente meditativo e provocador. Realizado pelo consagrado Viktor Kosakovskiy e produzido pelo igualmente brilhante Joaquin Phoenix “Gunda” parece à primeira vista simples: a vida feliz (ou assim parece) de uma porca e dos seus filhotes numa quinta onde os seus maiores inimigos são uma galinha que só tem uma pata e as vacas da quinta. Mas serão mesmo?
“Gunda” não tem diálogo, apenas os sons da quinta a guiarem-nos quase em hipnose num processo em que questionamos sobre a nossa relação com os animais, pede-nos que reflitamos sobre a ideia dos animais terem consciência e emoção, sobretudo faz-nos pensar na responsabilidade da humanidade em relação a isso.
Dia 24 é o último dia do Cinema Lençol e neste dia o analógico é rei.
Tributo a António Feliciano. Atualmente com 82 anos de idade e 58 de projecionista, António é o último projecionista ambulante do país. Desde 1963 mostrou cinema no Baixo e Alto Alentejo, Algarve, Beira Litoral e Zona Saloia. Nestas viagens por amor ao cinema chegou ao número de quatro milhões de quilómetros percorridos nas suas 11 carrinhas. Reside em Vila Nova de Milfontes, onde é proprietário do Cinema Girasol.
Serão exibidas Histórias e projeção em 16mm de "O mundo em noticias", bem como o filme de Rosa Coutinho Cabral “Cães sem coleira”.
Fica o convite feito: Cinema Lençol, todas as sextas-feiras pelas 21h, em locais icónicos do barrocal algarvio ao ar livre…tal como a Entrada.
+info: http://figolampo.pt/cinema-lencol-2021/
Programação Cinema Lençol - 2021
Às sextas de Setembro às 21h00 em Querença
Entrada Livre
Sexta, dia 3 de setembro 2021
Parque de Jogos da Casa do Povo de Querença
Abertura: curta-metragem "Memória Fotográfica" de Eduardo Pinto - 8’.
Documentário: A Alma de um Ciclista
de Nuno Tavares. M/12 - 73’
Em parceria com o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela - Cine Eco Seia 2020
Sexta, dia 10 de setembro 2021
Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz
Abertura: “Aventuras de bolota”, adaptação do conto original “O Jaime e as bolotas” de Tim Bowley e Inés Vilp, conto filmado de Verónica Guerreiro e Paulo Tomé - 5’.
Documentário: O BOTÃO DE NÁCAR
De Patricio Guzmán. M/12 - 82’
Sexta, dia 17 de setembro 2021
Escadaria da Fundação Manuel Viegas Guerreiro
Abertura: “Vestido feito de água”, adaptação do conto homónimo e original de Maria Adelaide Fonseca, conto filmado de Verónica Guerreiro e Paulo Tomé - 5’.
Documentário: Gunda
de Viktor Kossakovsky. M/6; 93’
Sexta, dia 24 de setembro 2021
Largo da Igreja Matriz
Tributo ao cinema ambulante com António Feliciano. Histórias e projeção em 16mm de "O mundo em noticias".
Filme: Cães sem coleira
de Rosa Coutinho Cabral. M/12 - 60’
Iniciativa inserida no projeto #terravermelha da Figo Lampo 2021. Conta com a coordenação e produção de Eduardo Pinto, Paulo Tomé e Verónica Guerreiro.
Tem como Parceiro Institucional: A República Portuguesa - Ministério da Cultura
e conta com o Apoio da Câmara Municipal de Loulé, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim
Fundação Manuel Viegas Guerreiro e Casa do Povo de Querença
