Graças à investigação financiada pela UE, a evacuação de passageiros dos grandes navios poderá ser ainda mais fluida e segura no futuro. Investigadores financiados pela UE estão também a ajudar a projetar navios de cruzeiro e ferries mais estáveis.
O projeto LYNCEUS, que tem uma duração de três anos e termina no início de 2015, demonstrará de que modo as tecnologias sem fios de baixo consumo energético podem ajudar a localizar e seguir o percurso das pessoas que se encontram a bordo de um navio, fornecendo informações essenciais em caso de evacuação, e a melhorar as operações de busca e salvamento no mar. O objetivo é revolucionar a atual prática de gestão de emergências e de evacuação de navios.
«Criámos etiquetas sem fios inovadoras que podem ser incorporadas nos coletes salva-vidas, de modo a que a localização das pessoas dentro do navio possa ser facilmente detetada», afirmou o Dr. Anastasis Kounoudes, diretor técnico e executivo da SignalGeneriX, uma das empresas que participam no projeto. «Os oficiais responsáveis pela segurança poderão, assim, saber exatamente onde se encontra cada passageiro e membro da tripulação durante uma operação de evacuação.» A tecnologia pode também ser utilizada para monitorizar a saúde dos doentes, que deverão nesse caso utilizar pulseiras especiais, ou para ajudar os pais a localizar os filhos nos grandes navios de cruzeiro, que podem transportar milhares de passageiros e tripulantes. Os investigadores do projeto desenvolveram também um dispositivo de radar capaz de determinar a localização exata dos passageiros que tenham caído à água.
O projeto GOALDS, que terminou em 2012, concebeu novos designs para os grandes navios de cruzeiro, tendo em vista aumentar a sua segurança em caso de colisão ou encalhe. As novas configurações dos navios dão-lhes mais 20 % de probabilidades de resistirem a encalhes ou a colisões. Estes resultados foram apresentados à Organização Marítima Internacional com o objetivo de melhorar as normas de segurança e os cálculos para os navios de cruzeiro. O projeto GOALDS faz parte de um quadro de investigação financiada pela UE para melhorar a segurança marítima.
Máire Geoghegan-Quinn, Comissária europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, declarou a este respeito: «Estes projetos constituem bons exemplos de como estamos a abordar questões que podem melhorar a vida das pessoas - neste caso em particular, mesmo eventualmente salvar vidas. No nosso novo programa Horizonte 2020, continuaremos a investir neste tipo de investigação e inovação.».
Contextualização
O projeto Lynceus, que recebeu 2,5 milhões de euros de financiamento da UE, reúne 15 participantes de sete países: Chipre, Alemanha, Grécia, Itália, Espanha, Suíça e Reino Unido. O projeto é coordenado pela consultora cipriota RTD Talos Ltd. A investigação realizada também se coaduna com as disposições da Diretiva «Equipamentos Marítimos», recentemente alterada, que prevê a possível introdução de etiquetas eletrónicas nos navios que arvorem pavilhões da UE.
O projeto GOALDS recebeu cerca de 3 milhões de euros de financiamento da UE. Envolveu 19 participantes de nove países e foi coordenado pela Universidade Técnica Nacional de Atenas.
Ambos os projetos foram financiados por fundos do Sétimo Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (2007-2013) da União Europeia.
No dia 1 de janeiro, a UE lançou um novo programa de investigação e inovação, com a duração de sete anos, intitulado «Horizonte 2020». Nos próximos sete anos, cerca de 80 mil milhões de euros serão investidos em projetos de investigação e inovação para apoiar a competitividade económica da Europa e alargar as fronteiras do conhecimento humano. O orçamento da UE para a investigação está sobretudo focado na melhoria da vida quotidiana das pessoas em domínios como a saúde, o ambiente, os transportes, a alimentação e a energia. As parcerias de investigação com os setores farmacêutico, aeroespacial, automóvel, ferroviário e da eletrónica também encorajam o investimento do setor privado em prol do crescimento e da criação de empregos altamente qualificados no futuro. O Horizonte 2020 terá um enfoque ainda maior na transformação de ideias excelentes em produtos, processos e serviços comercializáveis.
Para mais informações
Lynceus: http://www.lynceus-project.eu/
Vídeo do Euronews: http://www.euronews.com/2014/05/05/don-t-panic/
Sítio Web do Horizonte 2020: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/
Por RAPID