O Museu Municipal de Loulé prepara-se para um marco significativo na sua história, celebrando o seu 30º aniversário com um programa diversificado e envolvente, pensado para toda a comunidade.

De 25 a 27 de maio, o Museu convida todos a participar nas festividades e a celebrar o património do concelho, dando ênfase às suas raízes culturais.

Este aniversário é uma oportunidade para revisitar o passado, celebrar o presente e olhar para o futuro da instituição, que se tem afirmado como um polo cultural vital no concelho. As atividades, inseridas na Semana do Município de Loulé, prometem momentos de descoberta, aprendizagem e celebração.

O dia do aniversário, 25 de maio, será assinalado com visitas orientadas aos principais espaços do Museu: Museu Municipal de Loulé – Sede, às 11h00, 14h00 e 16h00; Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, às 15h00 e 17h00. Os espaços estarão abertos das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.

Já na segunda-feira, 26 de maio, “Arte e Música” é o mote lançado. A celebração continua com a inauguração da exposição de fotografias “30 anos - 30 fotos”, que oferecerá uma perspetiva visual sobre a trajetória do Museu. O evento será animado por um momento musical especial, a cargo do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior da Associação Amigos do Alentejo, com início às 17h30.

“Património e Conhecimento” é a proposta no dia 27.  No encerramento das comemorações, o Museu promove um Consultório de Conservação e Restauro. Os participantes são convidados a trazer documentos, fotografias ou livros antigos e receberão dicas valiosas para a preservação deste património. Esta atividade decorrerá no Museu Municipal de Loulé, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 17h00.

Todas as iniciativas são de entrada livre. Mais informações através do telefone 289400611.

 

Sobre o Museu

 

O Museu Municipal de Loulé apresenta-se como um museu de território, que se organiza através de vários espaços e polos museológicos que funcionam em rede.

É um equipamento cultural, permanente, ao serviço da comunidade e do seu desenvolvimento, que promove a investigação sobre vestígios do passado do Homem e do seu meio ambiente, adquirindo, conservando e expondo-os com propósitos educativos, científicos e lúdicos, estimulando a salvaguarda, a valorização e a divulgação do património histórico, cultural e natural.

O Museu Municipal de Loulé é a sede de uma estrutura polinucleada de espaços museológicos que se proliferam um pouco por todo o concelho de Loulé. Instalado no piso térreo da antiga Alcaidaria do Castelo de Loulé, este reúne os achados arqueológicos mais significativos, compostos essencialmente por conjuntos de peças de várias proveniências, recolhidos em áreas urbanas ou costeiras, em resultado de projetos de investigação, de prospeções e de achados ocasionais. Outros espólios em estudo, guardados em depósito, são provenientes da antiga Sociedade Filarmónica Marçal Pacheco, de Pedro de Freitas, do fotógrafo Guerreiro e outros. Presentemente o Museu exibe nas três salas uma exposição de longa duração dedicada à coleção de arqueologia, com conjuntos de peças provenientes de campanhas que decorreram em diversos locais do concelho.

O Museu teve a sua inauguração oficial no dia 25 de maio de 1995, com projeto de arquitetura e museografia da autoria de Mário Varela Gomes, exibindo uma coleção de materiais resultantes de doações, recolhas de superfície e escavações arqueológicas. Inicialmente com duas salas, em 16 de dezembro de 1999, o Museu passa a ter três salas de exposição.