O Município de Tavira aprovou em Assembleia Municipal o seu Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), tornando-se o segundo concelho do Algarve a adotar este instrumento estratégico que define medidas concretas de adaptação e mitigação às alterações climáticas a nível local.
Desde o início, o PMAC foi desenvolvido com o envolvimento da comunidade, através do projeto “Tavira + Neutra”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da “Iniciativa de Participação Climática”. Este projeto, em parceria com a Associação Oficina, foi um dos cinco selecionados a nível nacional na categoria “Participação nas políticas climáticas locais”.
 
O “Tavira + Neutra” permitiu construir um plano verdadeiramente colaborativo e com elevada participação, que incluiu focus groups com grupos sub-representados, sessões participativas em todas as freguesias e a contribuição direta de cidadãos, associações e entidades locais.
 
O documento foi apresentado, publicamente, em fevereiro de 2025 e esteve em consulta pública até abril de 2025, recolhendo sugestões que ajudaram a consolidar um plano robusto, composto por 16 medidas e 85 ações prioritárias, totalmente alinhadas com a Lei de Bases do Clima e os compromissos nacionais e internacionais em matéria ambiental.
 
Em articulação com a aprovação do PMAC, foi também criado o Conselho Municipal de Cidadania e Ação Climática (CMCAC) – o primeiro órgão com esta designação em Portugal. Este conselho pretende ser um espaço aberto de participação, diálogo e acompanhamento das políticas climáticas municipais, incentivando a participação ativa de todos os cidadãos interessados.
 
Na ocasião das celebrações do Dia da Cidade, a Presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Martins, referiu que:
 
“A ação climática e sustentabilidade ambiental de um concelho precisa de uma força motora. Acreditamos que podemos ser e estamos a ser essa força.
 No Algarve somos o 2º concelho com o Plano Municipal de Ação Climática concluído e que primou por seguir à risca as Lei Bases do Clima, e conseguimos o que almejávamos: a ativa participação da comunidade, que trabalhou connosco nas sessões participativas, bem como nos focus groups, concebidos com pessoas que normalmente não são ouvidas nestas matérias. 
(…) Temos agora para colocar em prática um Plano pleno e validado pela população, que pode dizer com toda a propriedade que é um Plano de todos e todas e que nos vincula no Município de Tavira.
Somos ambiciosos nas medidas que nos propomos agora implementar no seio da ação climática, mas temos ao longo deste mandato executado outras medidas que espelham bem a nossa visão respeitadora do ambiente, do planeta e de todos que nele vivem.”
 
Com estas medidas, o Município de Tavira reforça o seu compromisso com a ação climática, a sustentabilidade e uma governação mais participativa e próxima das pessoas.
 
 
 
Por: CM Tavira