O OP Interno é um modelo democrático participado, de periodicidade anual que coloca os trabalhadores no centro da decisão, através da apresentação e votação das propostas que considerem pertinentes, dentro dos limites financeiros e Normas de Funcionamento (aprovadas pela Câmara Municipal). O Município compromete-se a integrar as propostas vencedoras no Orçamento no ano económico seguinte, bem como a iniciar a implementação das mesmas no mesmo período.
Esta medida pretende desenvolver o espírito crítico dos colaboradores para identificar necessidades reais, estimular a criatividade e a inovação na procura de soluções, reforçar a responsabilidade individual enquanto agentes de mudança e promover a colaboração entre colegas e divisões para alcançar objetivos comuns.
Em 2024 foram apresentadas 11 propostas, 7 avançaram para votação e 2 foram escolhidas pelos 312 trabalhadores que participaram, representando 43% do total.
Este processo insere-se no Programa de Governação do Município de Odemira, que valoriza a participação informada e estimula uma cidadania pró-ativa, promovendo um ecossistema de participação inclusivo e colaborativo. O OP Interno vem consolidar esta estratégia, a par do Orçamento Participativo de Odemira, em funcionamento desde 2011, e do Orçamento Participativo das Freguesias.
Para 2025 o OP Interno prevê a apresentação das propostas até 31 de outubro, seguida da análise técnica, votação e, por fim, a apresentação dos resultados no Convívio de Natal dos Trabalhadores, onde serão divulgadas as propostas vencedoras que integrarão o orçamento do ano seguinte.
O Município de Odemira reafirma desta forma o seu compromisso em continuar a fomentar a participação interna dos trabalhadores, contribuindo para a construção de melhores condições de trabalho, promovendo um ambiente saudável, colaborativo e inovador.
CM Odemira