O Município de Loulé deu início ao ciclo de reuniões operacionais de coordenação no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).
À imagem dos anos transatos, com o objetivo de reforçar a articulação entre as diversas entidades envolvidas na sensibilização, prevenção e combate aos incêndios rurais em território concelhio.
Estas reuniões realizam-se quinzenalmente e decorrerão no período de Empenhamento Operacional Reforçado, Nível Delta, que corresponde aos meses de junho, agosto e setembro, no sentido envolver a participação de um alargado leque de entidades com responsabilidades no terreno.
Participam, nestas reuniões o Serviço Municipal de Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Municipais de Loulé, Exército Português, Juntas de Freguesia do concelho, Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, as empresas municipais (Infralobo, Infraquinta e Inframoura), o representante das Associações e Clubes de Caça e as unidades orgânicas do Município de Loulé com competências relevantes na área.
O objetivo principal destas reuniões é garantir uma coordenação eficaz, partilha de informação em tempo real e a mobilização de meios adequados para a prevenção, vigilância e resposta rápida a eventuais ocorrências, promovendo uma atuação integrada e concertada em prol da segurança das populações e da preservação do património natural.
Esta iniciativa insere-se no compromisso do Município de Loulé com a gestão sustentável do território e a redução do risco de incêndio rural, numa lógica de trabalho em rede e proximidade com todos os agentes do sistema de proteção civil.
De referir que no ano 2024, o concelho de Loulé registou uma das menores áreas ardidas dos últimos 20 anos (desde o ano de 2004), correspondendo a um valor
inferior a seis hectares.
Por: CM Loulé