MUNICÍPIO DE FARO ADJUDICA ELABORAÇÃO DO PROJETO DO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA ANTIGA TIPOGRAFIA UNIÃO
Projeto vai ser elaborado após estudo realizado pela Universidade do Algarve para criação do Museu da Imprensa
O Município de Faro adjudicou, à empresa Pró-Gótica, Arquitetura e Engenharia, Lda, a elaboração do projeto do Núcleo Museológico da Antiga Tipografia União, pelo valor global de 72.440 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
O contrato tem por objeto a criação de um espaço de conhecimento, de promoção da cultura escrita e de acesso à informação dos seus objetos, documentos e memórias vivas, englobando um conjunto de trabalhos, nomeadamente projeto de arquitetura – nas fases de estudo prévio; anteprojeto e projeto de execução, entre outras especialidades, caderno de encargos, e ainda assistência técnica durante as fases de formação e execução de empreitada.
O contrato tem o prazo de 270 dias, contemplando as seguintes fases: estudo prévio (30 dias); anteprojecto (60 dias); projeto de execução (180 dias) e assistência técnica, a seu tempo, sendo o prazo entre as fases suspenso automaticamente, desde a entrega dos elementos à pronúncia das entidades externas, sempre que estas possam ser chamadas a emitir parecer. Nesse sentido, o tempo de execução das diferentes fases não inclui o tempo gasto entre as mesmas, por corresponder ao tempo necessário para análise e verificação por parte do Município e/ ou entidades externas que estão obrigadas a pronunciar-se ou cujos pareceres são vinculativos, podendo o contrato ir além do prazo estabelecido para execução dos projetos.
Recorde-se que o projeto para instalação do Museu da Imprensa no antigo espaço da Tipografia União foi alvo de um protocolo assinado entre o Município de Faro e a Diocese do Algarve, no dia 7 de setembro de 2023, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade. Este acordo prevê que a Diocese cederá gratuitamente o direito de superfície de parte do prédio urbano, pelo prazo de 25 anos, comprometendo-se o Município a reabilitar o imóvel, com vista à instalação do Museu da Imprensa e à preservação de todo o acervo patrimonial a integrar na colecção.
A criação de um núcleo museológico dedicado à imprensa na cidade de Faro, com caráter permanente, garantirá a salvaguarda, valorização e comunicação do património gráfico resultante da atividade da oficina Tipografia União, dando a conhecer, simultaneamente, o facto de ter sido Faro a cidade-berço da imprensa em Portugal, com a impressão do livro Pentateuco, em língua hebraica, a 30 de junho de 1487.
Recorde-se que, para este efeito, o Município de Faro estabeleceu também uma parceria com a Universidade do Algarve para elaboração de um estudo para a criação deste mesmo espaço museológico, cujo trabalho foi essencial para o projeto a elaborar no âmbito do contrato agora assinado. No âmbito deste estudo, liderado pela professora universitária Alexandra Rodrigues Gonçalves, foi feita uma recolha e inventariação do espólio documental e industrial, com a identificação de medidas de conservação e de preservação necessárias e orçamentação, tendo resultado deste trabalho um programa expositivo preliminar, com definição de conteúdos e sugestão de peças, uma proposta de espaços e funcionalidades, bem como uma proposta de intervenção no edifício, inventário do espólio e organização da documentação.
Por: CM Faro




