O Município de Albufeira continua a apostar no apoio às associações, clubes desportivos e atletas a nível individual.
Esta quinta-feira, 21 de agosto, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, promoveu a habitual cerimónia de assinatura de protocolos e contratos-programa, o que implicou um investimento global no valor de 1.659.401,00 euros. Trata-se dos documentos que definem os termos do apoio a conceder, não só em termos financeiros mas também a nível logístico, transportes e instalações. O autarca sublinha que “este apoio é o que nos permite levar o nome de Albufeira mais longe, quer no que respeita aos resultados alcançados pelos nossos atletas a nível nacional e internacional, quer no melhoramento das condições de funcionamento das várias associações na área social, cultural e desportiva”.
Esta quinta-feira, 21 de agosto, ao final da tarde, foram assinados, no Salão dos Paços do Concelho de Albufeira, os Protocolos de Colaboração com a Associação de Gestão de Desporto do Algarve – AGDALG; Associação Soul; Associação de Capoeiragem Malta do Sul; Associação de Caçadores e Pescadores de Albufeira; Associação Amigo do Cavalo Clube Algarve – ACCA; Associação Pata Ativa – Associação de Defesa dos Animais e da Natureza de Albufeira; Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve – APEXA; Associação dos Amigos dos Gatos do Algarve – AGA; Projeto de Apoio a Vítimas Indefesas – Pravi e Associação Luel – Arte em Movimento.
Para além dos protocolos com as associações foram também firmados Contratos – Programa com os pilotos de desporto motorizado a nível individual: Nuno Correia de Sousa; António Correia; Renato Mendes; Nuno Silva; Filipa Tintim; Miguel Romão; Afonso Torcato; Kevin Saraiva; Enzo Esperança; Vasco Tintim; Teodósio Motorsport, Unipessoal LDA e Barata & Barreto LDA.
Foram igualmente celebrados Contratos-Programa com Associações e Clubes Desportivos do concelho, nomeadamente com o Grupo Desportivo e Recreativo de Olhos de Água; ACRO AL-BUHERA, Clube de Ginástica de Albufeira; Futebol Clube de Ferreiras; Atlético Clube de Albufeira; Clube de patinagem de Albufeira; Padernense Clube; Imortal Desportivo Clube; Karaté Clube de Albufeira; Clube Desportivo Areias de São João; Clube de Pesca Náutica e Desportiva de Albufeira; Bellavista Desportivo Clube; ARPA – Associação Recreativa de Patinagem de Albufeira; Clube de Artes Marciais de Albufeira; Clube Basquete de Albufeira; Guia Futebol Clube; Albufeira Surf Clube e Imortal Basquete Clube.
No total o Município investiu 1.659.401,00 euros, distribuídos entre os Protocolos de Colaboração com onze (11) associações; Contratos-Programa com doze (12) pilotos de desporto motorizado e dezassete (17) Contratos – Programa com Associações e Clubes Desportivos do concelho.
O presidente José Carlos Rolo referiu que neste ano de 2025, os apoios concedidos a Clubes e Associações já ultrapassaram os 2 milhões de euros, considerando os protocolos que entretanto foram sendo assinados com outras associações, sobretudo as de carácter social como a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, a AHSA, a Fundação António Silva Leal e o Centro Paroquial de Paderne. “Devo esclarecer que este valor é entendido pelo Município como um investimento e não como uma despesa, uma vez que contribui para a formação saudável dos nossos jovens, para a sua preparação para a vida, e leva o nome de Albufeira mais longe. No âmbito social tem um papel extremamente importante para o melhoramento da qualidade de vida da população mais necessitada”.
Refira-se que, no caso das Associações e Clubes Desportivos, as verbas atribuídas dependem de critérios previamente fixados pelo Município com base nos seguintes indicadores: número de atletas federados, total de praticantes, número de modalidades desportivas, escalões e nível competitivo, número de treinadores e grau de formação e os resultados desportivos alcançados durante o último ano. De realçar que os Contratos-Programa inserem-se no âmbito do Plano de Apoio ao Associativismo Desportivo do Município de Albufeira, o qual tem por objetivo apoiar e valorizar o trabalho dos clubes na promoção do acesso ao desporto, quer no âmbito da formação desportiva quer na vertente competitiva. Para além do apoio financeiro, a autarquia apoia, também, os Clubes e associações ao nível das questões logísticas, cedência de instalações, apoio no transporte e deslocações dos atletas e organização de atividades desportivas.
No que respeita à APEXA, é competência do Município prestar apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, o que tem acontecido com carácter de regularidade com esta e outras IPSS (instituições particulares de solidariedade social) do concelho, com o objetivo de minimizar os encargos das famílias das pessoas com dificuldades financeiras; handicaps físicos ou mentais, bem como estimular e apoiar o seu desenvolvimento, no sentido da valorização pessoal e autonomia.
Já na área das associações culturais, como a Soul e a Luel, o apoio disponibilizado visa ajudar o desenvolvimento de atividades culturais, desportivas, sociais e recreativas que valorizem os respetivos alunos e associados. Refira-se que estas duas associações têm-se destacado ao nível da formação e competição de crianças e jovens com destaque nas Danças Contemporâneas, Hip-Hop e Street Jaz, entre outras modalidades no caso da Soul, Dança Oriental, Moderna, Dance Fusion, Flamengo, Sevilhanas, Ginástica Rítmica, etc. no caso da Luel.
No final, José Carlos Rolo destacou que apesar de Albufeira ser um concelho pequeno em termos populacionais, conta com mais de 100 associações, 3600 atletas federados, 27 modalidades desportivas, infraestruturas com capacidade para receber grandes eventos a nível nacional e internacional e atletas de mérito que, no próximo mês de setembro, a autarquia irá reconhecer em cerimónia pública. O autarca desejou a “continuação de um ótimo trabalho para todos”, sublinhando que “conta com colaboração de cada clube e associação para o muito que há, ainda, a fazer no âmbito do título de Capital Europeia do Desporto 2026”.
Por: CM Albufeira