“A Gestão do Culto a Nossa Senhora da Piedade: a Mordomia de Nossa Senhora da Piedade, entre 1806 e 1911” é o tema que o historiador João Chagas Aleixo traz a este espaço cultural da cidade de Loulé.
Esta conferência irá discorrer pelo dia a dia da Mordomia de Nossa Senhora da Piedade, entre 1806 e 1911. E, dessa forma, tentará responder às seguintes questões: Quais os seus objetivos? Qual a evolução anual dos totais de receitas e despesas da Mordomia? Qual a evolução anual das principais receitas e despesas ordinárias da Mordomia? Qual a evolução anual das principais receitas e despesas extraordinárias da Mordomia? Quais as principais obras realizadas, pela Mordomia, na ermida ao longo do século XIX? Como se preparava e organizava a Festa anual da Piedade? Como é que a Festa da Piedade evoluiu ao longo de Oitocentos? Qual a dimensão da Festa da Piedade, em relação ao número de participação de fiéis, no contexto das maiores romarias de Norte a Sul do país ao longo do século XIX?
João Romero Chagas Aleixo é Doutor em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Venceu a 1.ª edição do Prémio Nacional de Investigação Professor Joaquim Romero Magalhães (2021) e ganhou uma Menção Honrosa na 1.ª edição do Prémio de Ensaio Histórico da Cidade de Faro (2019).