Viatura foi cofinanciada pelo PRR e adaptada a utentes em cadeira de rodas.
A Santa Casa da Misericórdia de Faro tem a circular, desde a passada semana, uma nova viatura destinada ao apoio domiciliário dos utentes acompanhados por aquela instituição. Trata-se de uma viatura elétrica, de marca Peugeot e-traveller, 100% elétrica, com capacidade de transportar até 9 passageiros.
 
Por decisão da mesa administrativa, procedeu-se ainda à transformação do habitáculo, de modo a incorporar no mesmo uma rampa que possibilita o acesso dos utentes em cadeira de rodas.
 
Com uma autonomia de aproximadamente 330 quilómetros, a nova viatura servirá ainda para proporcionar os já habituais passeios aos utentes das demais valências, em particular aos residentes de qualquer dos 3 lares da instituição e, também, para as deslocações em serviço dos nossos profissionais.
 
O investimento total foi de 69.527 Euros e contou com um financiamento de 25.000 Euros do Plano de Recuperação e Resiliência, referência RE-C03-i01.m04 – Mobilidade Verde Social, tendo como entidade gestora o ISS IP.
 
O ato de apresentação decorreu nas instalações do Lar Sede e contou com a presença do provedor José Ricardo Candeias Neto, do vice-provedor Henrique Gomes, do tesoureiro Celestino André e da coordenadora geral, Fátima Caetano.
 
Para o provedor da Santa Casa de Faro, “a aquisição desta viatura vem corresponder a uma necessidade premente da instituição tendo em conta a idade do parque automóvel ao seu dispor, fazendo valer o nosso compromisso de proporcionar cada vez mais e melhores condições de segurança e conforto aos nossos utentes e colaboradores”.
 
Mas o objetivo é também diminuir a emissão de gases poluentes, contribuindo assim para a descarbonização. Para o provedor de Faro, “trata-se de uma medida relevante que tomamos para potenciar a transição energética na nossa instituição, em linha com todos os investimentos que estamos a preparar nas nossas valências, onde pretendemos atingir a autossuficiência em termos energéticos”.
 
Num tempo de enorme exigência e dificuldades extremas, a que acresceram despesas extraordinárias decorrentes da pandemia, do conflito na Ucrânia e da carestia no acesso aos bens de consumo e de investimento, a penta-centenária Santa Casa da Misericórdia de Faro não perde o foco na sua modernização, procurando preparar o seu futuro com desvelo e responsabilidade.