Serviço celebra primeiro aniversário como referência regional no combate ao AVC
A Unidade de AVC (UAVC) da Unidade Hospitalar de Portimão da ULS Algarve celebrou, no passado dia 1 de julho, o seu primeiro aniversário, assinalando um ano de atividade ao serviço da população do Barlavento Algarvio. Esta unidade, há muito necessária na região, veio dar uma resposta estruturada, diferenciada e especializada à pessoa com acidente vascular cerebral (AVC), uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal.
 
Desde a sua criação, a UAVC de Portimão tem sido fundamental na abordagem ao AVC, garantindo cuidados contínuos ao longo de todas as fases do processo. “Desde a sua inauguração, a unidade tem assumido um papel determinante na resposta ao AVC agudo na região do Algarve, promovendo a integração dos cuidados desde a fase aguda até à reabilitação precoce e à articulação com outras unidades orgânicas com a missão de prestar os melhores cuidados à população”, afirma a Dr.ª Isabel Taveira, Coordenadora da UAVC.
 
Num contexto historicamente marcado pela escassez de recursos, a existência deste serviço permite uma abordagem verdadeiramente multidisciplinar e centrada na pessoa e na sua família. Mais de 350 doentes já foram tratados na UAVC de Portimão, um número expressivo que reflete a elevada incidência do AVC na região algarvia.
 
O primeiro ano da UAVC foi marcado por muitos desafios, com a unidade a iniciar a sua atividade com apenas um médico dedicado ao serviço, mas também por conquistas importantes. “Com esforço e perseverança, reorientámos a equipa médica, de enfermagem e de técnicos auxiliares de saúde para a prestação de cuidados de qualidade, centrados na pessoa sobrevivente do AVC, de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais”, refere a especialista em Medicina Interna que também é embaixadora regional da SPAVC para a região sul. “Reforçámos a equipa multidisciplinar, dotando-a de profissionais especializados, sempre com um espírito de entreajuda e com o foco no superior interesse da pessoa e da sua família”, acrescenta.
 
Este trabalho de excelência tem vindo a ser reconhecido através da atribuição dos prestigiados ESO Angels Awards, com a UAVC de Portimão a alcançar, desde o seu primeiro trimestre de atividade, a distinção máxima de Diamante em todos os trimestres, um feito inédito e motivo de enorme orgulho para a equipa.
 
O primeiro ano de atividade da UAVC de Portimão tem sido marcado pelo reconhecimento de várias entidades. Entre elas, destaca-se a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), que felicitou a unidade pelo seu aniversário e pelo trabalho notável na resposta ao AVC na região. O Prof. Vítor Tedim Cruz, Presidente da Direção da SPAVC, sublinha a importância deste serviço para o sul do país, destacando o impacto que tem tido na prestação de cuidados diferenciados e estruturados. “É com grande satisfação que reconhecemos o trabalho desenvolvido por toda a equipa da UAVC de Portimão que, em apenas um ano de atividade, conseguiu tornar-se uma referência regional no tratamento do AVC agudo, numa área do país onde há muito se sentia a carência de uma resposta diferenciada”, afirma o neurologista. Enfatiza igualmente as distinções ESO Angels Awards, considerando que estas “atestam não só a qualidade dos cuidados prestados, mas também o espírito de superação que norteia a equipa multidisciplinar da UAVC”.
 
Por fim, o Presidente da Direção SPAVC manifesta a sua satisfação pela existência de parceiros institucionais empenhados na missão comum de melhorar a resposta ao AVC em Portugal, reafirmando a total disponibilidade da SPAVC para continuar a colaborar com a UAVC de Portimão em iniciativas que promovam a prevenção, a formação e a melhoria contínua dos cuidados prestados à população.
 
 
Por: SPAVC