Esta efeméride foi instituída pelas Nações Unidas, em 1989, com o propósito de sensibilizar governos, organizações e cidadãos de todo o mundo, para a necessidade de desenvolverem ações que contribuam para prevenir riscos e reduzir vulnerabilidades, aumentando a resiliência das comunidades e a capacidade de antecipação e resposta face à ocorrência de acidente graves ou catástrofes.
Este fórum constitui um importante espaço de reflexão e partilha de conhecimentos sobre a temática da Proteção Civil e conta a participação de alguns dos maiores especialistas nesta área em Portugal.
A sessão de abertura do Seminário tem início pelas 9h30, com a intervenção do presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, e do Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Algarve, Vitor Vaz Pinto.
O primeiro painel será apresentado por José Luis Zêzere, da Universidade de Lisboa, que irá falar sobre o “Ordenamento do Território e a Proteção Civil”, seguido do tema “As Autarquias Locais no Sistema de Proteção Civil”, apresentado por Abel Gomes - 2º Comandante Operacional Distrital de Faro.
Ainda durante a manhã, a coordenadora da Cruz Vermelha Portuguesa, Dina Dias, irá apresentar a estrutura e organização da “Cruz Vermelha como elemento da Proteção Civil”, seguindo-se um período de debate.
No período da tarde, a partir das 14h30, João Joanaz de Melo, da Universidade Nova de Lisboa, vai falar sobre as “Alterações Climáticas”, seguindo-se apresentação de Patricia Pires, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que irá apresentar o programa “Cidades Resilientes”. O último painel deste Seminário, será proferido por Leonor Teixeira, do Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira, que fará uma apresentação sobre o papel do “Serviço Municipal de Proteção Civil na Gestão das Cheias de 2015, em Albufeira”.
Ainda antes da sessão de encerramento e entrega de certificados de participação, haverá um período de debate com a participação do público.
O Seminário “A Proteção Civil e a Comunidade” destina-se a todos os serviços e agentes de Proteção Civil, entidades cooperantes públicas e privadas, técnicos das câmaras municipais, estudantes, professores e população em geral.
A inscrição é gratuita, devendo a mesma ser efetuada até ao dia 10 de outubro 2016, através do site www.cm-loule.pt ou www.facebook.com/pcloule.
Mais informações através do telefone 289 400 827 ou smpc@cm-loule.pt
Por CM Loulé