Quem vive ou circula em Loulé sabe bem como o trânsito tem vindo a piorar, especialmente nas horas de ponta. As filas para entrar ou sair da cidade, os engarrafamentos em torno das escolas, dos serviços e da zona histórica, o tempo perdido à procura de estacionamento...tudo isto tem um impacto direto no nosso dia-a-dia, na nossa paciência, na produtividade e até na saúde. Criar ciclovias à volta das cidades, ou ligando-as, tem o seu mérito na promoção de um estilo de vida ativo, mas pouco ou nada interfere na facilidade de mobilidade dentro das cidades.
Num momento em que a sustentabilidade deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade urgente, Loulé tem em mãos a oportunidade de se posicionar como um exemplo de modernidade e compromisso ambiental. O projeto "Loulé em 10 minutos", inspirado em iniciativas por todo o país, propõe exatamente isso: transformar a mobilidade urbana do concelho, tornando-a mais eficiente, acessível e amiga do ambiente.
O objetivo é transformar Loulé numa verdadeira “cidade dos 10 minutos”, onde tudo aquilo que precisamos - do café ao mercado, da escola à farmácia - esteja ao alcance de um curto passeio numa trotinete elétrica ou bicicleta partilhada. Um novo sistema de mobilidade que permitirá reduzir significativamente o tráfego automóvel, libertar as ruas dos congestionamentos e melhorar a qualidade do ar e da vida urbana.
O conceito propõe a introdução de trotinetes e bicicletas elétricas partilhadas, acessíveis através de uma aplicação no telemóvel, disponíveis em várias zonas estratégicas da cidade - centro histórico, mercado, escolas, áreas residenciais, parques e locais de interesse turístico.
A ideia é simples: dar aos habitantes de Loulé uma alternativa real ao carro, para que possam fazer deslocações curtas de forma mais rápida, prática e sustentável, contribuindo para um ambiente mais limpo, menos ruído nas ruas e menos tempo perdido no trânsito, enquanto se estimula o comércio local, dá-se uma nova vida a espaços públicos e fortalece-se o turismo. Tudo isto sem esquecer o mais importante: contribuir para uma cidade mais verde, resiliente e preparada para os desafios do futuro.
Mas este projeto não se limita à cidade. As localidades limítrofes como a Goncinha, Barreiras Brancas, ou espaços como a Zona Industrial de Loulé e outras áreas residenciais e empresariais periféricas também deverão ser contempladas com pontos de partilha e carregamento, permitindo que quem aí vive ou trabalha possa igualmente usufruir desta nova forma de mobilidade com percursos mais simples, rápidos, económicos e sustentáveis.
As trotinetes elétricas, em particular, são ideais para deslocações urbanas curtas: são leves, silenciosas, fáceis de conduzir e perfeitas para evitar o trânsito. Com uma rede bem distribuída de estações (docas), um sistema de carregamento eficiente e uma aplicação intuitiva para o telemóvel onde se pode localizar, desbloquear e pagar a utilização dos veículos, o serviço será acessível a todos - com tarifas justas e até passes promocionais para quem optar por usar com frequência.
A colaboração entre a Câmara Municipal e empresas especializadas permitirá reduzir custos e compartilhar riscos, garantindo a viabilidade do projeto. A autarquia pode oferecer incentivos para empresas que queiram operar o serviço, como isenções temporárias ou apoio técnico e, para que o projeto tenha sucesso, é também essencial a criação de regulamentos específicos para a sua implementação, assegurando uma integração harmoniosa na malha urbana, estabelecendo um plano de manutenção regular dos veículos e das estações, garantindo que os dispositivos possuam sistemas de segurança (GPS, bloqueio automático) e que sejam disponibilizados seguros para o seu uso.
Começando por uma fase piloto, esta alternativa permitirá testar o sistema durante um ano, com monitorização em tempo real, recolha de dados e escuta ativa aos utilizadores, para os ajustamentos necessários. No final, se os resultados forem positivos, o sistema poderá ser alargado a mais cidades e zonas do concelho, com mais veículos e ainda mais pontos de carregamento através da promoção de parcerias com o comércio local e entidades turísticas para oferecer descontos e benefícios aos utilizadores, incentivando a circulação de turistas e o fortalecimento do comércio.
Este é um projeto pensado para os habitantes do concelho - e será também com a sua participação que ele poderá crescer e melhorar. É um convite para deixarmos o carro em casa e experimentarmos as nossas cidades de uma forma diferente. Mais do que uma proposta de mobilidade, é um convite a repensar as cidades - e a maneira como queremos viver nelas. É evidente que qualquer mudança exige tempo, adaptação e, acima de tudo, vontade política. Mas é também nas pequenas revoluções silenciosas que se constrói o caminho para um concelho melhor. E esse caminho, idealmente, será feito de bicicleta ou trotinete.