José Alfredo Rosales de Santiago, individualidade conceituada que se destaca na área da escultura, pintura e na escrita, em Lagos de Moreno, tem estado numa viagem, de cerca de um mês à Europa, a convite do Presidente de Lagos de França, Christian Pétchot-Bacqué. A ideia surgiu quando participou no Festival de Artes em Nay (França), ocasião em que proferiu uma palestra sobre pintura de “frescos”. Na sequência desse Festival, e de outros contactos havidos, manifestou interesse em visitar os Lagos de Espanha e Portugal para estabelecer contactos e pontes culturais, com diversas colectividades em diversas áreas (escolas, música, canto, pintura, entre outras etc.), tendo como finalidade facilitar intercâmbios e a troca de conhecimentos entre os povos dos Lagos do Mundo. Sublinhe-se que o Mestre José Alfredo Rosales de Santiago não desempenha atualmente funções politicas, assumindo-se, sim, como impulsionador das dinâmicas culturais entre os vários agentes, de modo a que se promova o conhecimento e o contacto entre as várias comunidades de modo mais autónomo, aproveitando, naturalmente, a iniciativa lançada pelas autarquias envolvidas.
Foi nesse âmbito que o Município de Lagos recebeu, na primeira semana de junho, a visita do Mestre José Alfredo Rosales de Santiago que, acompanhado pelo Presidente Christian Pétchot-Bacqué, de Lagos (França), e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lagos, Maria Fernanda Afonso, visitou e conheceu algumas das coletividades de Lagos nas áreas de teatro e música, reuniu com as escolas para ficar a conhecer o trabalho que tem sido, e pode ainda ser desenvolvido, com os alunos no âmbito deste Acordo, e encontrou-se com algumas individualidades do concelho, para melhor ficar a conhecer a sua história, tendo em conta que referiu a grande afinidade histórica entre Lagos de Moreno e Lagos de Portugal, onde acredita que tem algumas raízes, pretendendo assim fomentar o estudo e o aprofundamento do conhecimento nesta área.
Para além destas reuniões, houve ainda oportunidade de estarem presentes em algumas iniciativas que decorreram nesses dias, nomeadamente a Comemoração do Dia Nacional do Pescador, onde participaram num Passeio à Ponta da Piedade, e no 85º Aniversário do Núcleo de Lagos da Liga dos Combatentes.
Recorde-se que ao inicial Acordo de Amizade que a Câmara Municipal de Lagos assinou, em 1998, com Lagos de França, seguiu-se, há uns anos, o alargamento do mesmo aos “4 Lagos da Europa” - Portugal (Lagos - Algarve) / França (Aquitaine) / Espanha (Andaluzia) e Grécia (Evros)). Mais tarde, em 2008, juntou-se o México com o Lagos de Moreno (Jalisco), alargando esta união aos “Lagos do Mundo”. Desde aí este acordo foi sendo alargado a todos as comunidades do mundo portadoras da palavra “Lagos” no seu nome e que quisessem subscrevê-lo. Atualmente os “Lagos do Mundo” já são 7: (Portugal / França / Espanha / Grécia / Chile (2) / México) e têm objetivos comuns: estabelecer laços e relações de amizade e favorecer a troca de informações entre as suas comunidades.
A ideia destas visitas é, cada vez mais, alargar os intercâmbios existentes, aumentar as trocas de experiências e criar e consolidar parcerias entre todos os Lagos do Mundo, nas várias áreas.
Por CM Lagos