Raul Leal tem 26 anos, mas apesar da tenra idade já trata o mundo da moda por tu. O jovem, natural de Tavira, pretende chegar cada vez mais longe nesta área e nem a pandemia foi capaz de roubar-lhe o sonho de lançar uma nova coleção de roupa.

O tavirense explicou à Voz do Algarve como correu este desafio. Apesar de ter vendido 60% das roupas, Raul Leal salienta o facto de os seus clientes terem comprado uma menor quantidade de peças.

“As pessoas estão a comprar menos, mas eu digo sempre que me ia sentir muito pior se não tivesse feito nada e estivesse só à espera que a pandemia acabasse. É importante referir que eu não faço moda por dinheiro, mas sim porque é aquilo que me faz feliz e considero que é o que eu posso dar de melhor às outras pessoas”, começou por dizer o designer, explicando que pretende passar uma mensagem com a sua arte.

“Eu sou muito a favor das mulheres, em particular das trabalhadoras e artistas. Por exemplo, com a moda quero quebrar o estereótipo de que se as mulheres usarem determinado tipo de roupa são oferecidas”, defendeu o jovem empreendedor.

 

Raul Leal e a sua inspiração

Raul Leal não esconde que a família e os amigos são a sua grande ajuda e inspiração. O designer costuma fotografar os seus amigos (homens e mulheres) de modo a dar a conhecer as suas peças nas redes sociais.

“Eu puxo muito os meus modelos ao limite porque eles não estão habituados a usar aquelas coisas ou por vezes acham que determinada pose é muito oferecida. Eu quebro a barreira de que podem usar o que quiserem”, recordou o jovem de Tavira.

O designer salientou ainda à Voz do Algarve que não faz roupa específica para homem ou mulher: “Eu faço roupa e ponto. O que pode, às vezes, divergir são os tamanhos. Se alguém quer um vestido cheio de plumas e é do sexo masculino, eu não tenho problema nenhum em fazê-lo”.

A orientação sexual de Raul Leal tem também um importante papel no que diz respeito ao processo de criação artística.

“O facto de eu ser homossexual, acho que me faz batalhar ainda mais também para a aceitação da homossexualidade e das questões do racismo. Na coleção das minhas sweats, vou meter uma rapariga com uma cor de pele mais escura que a nossa para não associarem a minha marca a pessoas brancas, magras e heterossexuais”, complementou.

Raul Leal gosta de ser conhecido como uma pessoa que faz moda irreverente, pois “só assim podemos avançar e mesmo que as pessoas não a aceitem, acabam por ser chocadas com essa realidade e refletir sobre esse tema”.

 

Tavirense já lançou várias coleções de roupa

O designer é bastante conhecido e acarinhado no Algarve. O jovem já lançou várias coleções e tenta trazer sempre algo diferente em cada novo projeto.

A nova coleção contém dois estilos distintos: um relacionado com a High Fashion – alta costura (peças de evento, passerelle e desfile) e outro mais casual (constituído por camisolas de manga curta e sweats).

“Eu lancei este projeto em duas semanas, de modo a tentar manter o público mais expectante. Com estas peças quero atingir um leque mais abrangente de pessoas”, recordou o jovem.

Este novo trabalho deveria ter saído em fevereiro, mas a pandemia acabou por adiar os planos do empreendedor tavirense.

Raul não esconde o medo que sentiu por lançar uma coleção numa altura crítica para o Algarve e para o mundo: “O meu principal receio era não vender nada e ficar com estas peças todas, uma vez que investi o meu dinheiro todo nas roupas”.

Devido à pandemia, o designer demorou mais tempo a fotografar as peças. “Tornou-se mais difícil fotografar pelo facto de termos de cumprir todas as medidas de segurança e também fazer as coisas de modo a que os horários das modelos não coincidissem”, relembrou.

 

Raul Leal: a paixão pela moda e os objetivos futuros

O designer tavirense sempre teve o sonho de singrar no mundo da moda e, como tal, nunca desistiu até se tornar conhecido pela qualidade e originalidade das suas peças: “Sempre gostei de vestir as pessoas e às vezes não encontrava o que queria vestir e pensei: esta área é mesmo para mim”.

O jovem tavirense pretende desconstruir alguns estereótipos enraizados na sociedade, uma vez que com o seu talento pretende “passar uma mensagem de que as pessoas podem ser quem elas realmente querem ser” e que a “aceitação dos outros não deve ser uma prioridade”.

Vários anos nas danças de salão também foram um importante contributo no seu percurso. “A nostalgia daquele mundo dos brilhantes, das cores e plumas influenciaram muito o meu percurso”, disse o jovem, mostrando-se bastante nostálgico.

Nesta nova coleção, o designer inspirou-se no seu passado nas danças de salão e também nas culturas portuguesa e espanhola. “O meu sonho não é ser um designer de moda só para Portugal e de Portugal. Eu quero ser de Portugal para o mundo inteiro e, muitas vezes, vou buscar inspiração a outros países”, explicou.

Quanto ao futuro, Raul Leal pretende lançar duas coleções, uma de verão e outra de inverno e continuar a dar asas à imaginação… Para levar o nome de Tavira e de Portugal cada vez mais longe.

 

Para consultar as peças de Raul Leal deve aceder à sua conta de Instagram: raulleal

 

Stefanie Palma