No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2025, as Ruínas Romanas de Milreu, monumento afeto ao Património Cultural, I.P., irão acolher um conjunto de iniciativas abertas ao público: sessões de cinema ao ar livre, uma visita guiada e um workshop dedicado aos sabores romanos.

As JEP são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. O tema deste ano, “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado e Portas para o Futuro”. Sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património cultural e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras é o grande objetivo das JEP, que pretendem ainda reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação desse património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade.

As sessões de cinema começam hoje, às 21h30, com Buena Vista Social Club, de Wim Wenders (1999). Amanhã, à mesma hora, o Cinemalua, promotor deste ciclo de cinema, apresenta Ryuichi Sakamoto: Coda, de Stephen Nomura Schible (2017). O ciclo encerra com O Maestro, de Giuseppe Tornatore (2021). Entrada gratuita, mediante inscrição em www.cinemalua.pt.

No próximo fim de semana, Milreu irá acolher mais duas iniciativas. No sábado, 20 setembro, às 10h30, terá lugar uma visita guiada pelo autor do projeto de Reabilitação da Casa Rural, Professor Engenheiro Jorge Bastos. A intervenção de restauro e consolidação de estruturas recorreu a materiais e técnicas tradicionais e ensaiou novas metodologias de intervenção num edifício que, no século XVI, foi construído sobre a villa romana. É necessária inscrição para milreu@patrimoniocultural.gov.pt

As JEP, em Milreu, encerram no domingo, dia 21 setembro, às 10h00, com um Workshop Experiência criativa de interpretação do património, dedicado aos sabores da época romana. Consiste na confeção de duas receitas da puls romana, uma variedade salgada e uma variedade doce. Uma viagem de sabores que abre portas para o passado. A participação é gratuita, mediante inscrição para o email info@qrer.pt

 

Património Cultural