Este espetáculo junta assim, pela primeira vez em palco, duas vozes maiores num encontro cúmplice em torno da vida e obra de José Afonso: João Afonso (sobrinho do cantautor) e Luís Galrito. No ano em que se assinalam 30 anos sobre o seu falecimento, e atendendo à sua forte ligação ao Algarve, este concerto (re)constrói uma geografia afetiva, simbólica e musical do percurso de José Afonso na região, dando a conhecer aspetos menos conhecidos e curiosos dessa ligação que muito influenciou a sua vida e obra. Ao palco do Cine-Teatro sobe uma proposta interdisciplinar (música, vídeo, poesia) que reinventa a obra do inspirador andarilho que marcou a várias gerações de músicos e públicos.
O espetáculo evoca o seu ofício de professor, em Lagos e em Faro nos anos 60, os seus locais de convívio e inspiração musical, as memórias dos concertos clandestinos que realizou na região, as histórias que se contavam a seu respeito, as músicas e letras que produziu sobre ou inspiradas no Algarve, o período em que privou com figuras como Luíza Neto Jorge, António Barahona, António Ramos Rosa e Pité, e a sua ligação ao mar, à Ria Formosa (onde pescava e fazia longos passeios com esse círculo de amigos no mítico Barco do Diabo) e a Olhão, onde conheceria a sua segunda mulher, Zélia, natural da Fuzeta.
Os intérpretes do espetáculo são: João Afonso (voz solo e guitarra), Luís Galrito (voz solo e guitarra), Rogério Pires (guitarra e coros), Paulo Machado (acordeão), João Espada (VJ) e Sónia Pereira (declamação).
O concerto tem a duração de 80 minutos, destina-se a maiores de 12 anos e tem um custo associado por pessoa de 10 euros, passando para 8 euros no caso de maiores de 65 ou menores de 30 anos. O Cartão de Amigo é aplicável a este espetáculo.
Por: CM Loulé