As intervenções incidiram na melhoria dos pavimentos e percursos de circulação pedonal, rearborização e replantação de espécies em mau estado ou perdidas, melhoria da iluminação, requalificação das instalações sanitárias e áreas de serviço e montagem de mobiliário urbano mais resistente e esteticamente mais apelativo.
Também o ringue de patinagem foi remodelado, passando a assumir a forma de uma plataforma multifuncional, tendo ainda sido remodelados e reparados os equipamentos existentes no circuito de minigolfe e realizadas várias intervenções no parque infantil.
No âmbito da abertura do Jardim da Alameda, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, sublinhou “o enorme prazer de estar a reabrir este este espaço icónico da cidade de Faro”, ainda que com um atraso de cerca de seis meses face ao prazo previsto, “fruto das contingências atuais relacionadas com falta e atraso na entrega de materiais e recursos humanos, que infelizmente não poderiam ter sido contornadas”.
“ Estamos a devolver este espaço aos farenses depois de uma requalificação em que gastámos mais de 1,1 milhão de euros e esperamos que este possa perdurar com este efeito durante várias décadas e que todos possamos usufruir da nossa nova Alameda, que é também muito a Alameda que tínhamos na nossa memória”, referiu ainda o autarca Rogério Bacalhau, adiantando ainda que “esta intervenção de requalificação não se esgota agora”.
“Temos um plano de manutenção deste espaço e do seu arvoredo e também por isso não vamos permitir ou promover aqui grandes festas ou eventos como fazíamos antigamente porque isso certamente iria contribuir para a degradação do Jardim. Teremos animação mas apenas iniciativas que permitam às pessoas vir e usufruir do espaço”, concluiu.
Ao todo, o Município de Faro investiu um valor de 1.126.393,33 euros nos vários trabalhos de requalificação das infraestruturas do Jardim da Alameda.










