A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa, através do seu projeto «Lagoa a Fotografar», vai lançar no dia 18 de Junho de 2023, a quarta edição do concurso fotográfico intitulado «Lagoa pelos nossos olhos» com o tema «250 Anos de Concelho de Lagoa».

Este concurso será destinado a adultos e adolescentes (dos 12 aos 17 anos), nacionais ou estrangeiros, tendo o objetivo de incentivar o gosto pela fotografia e consequente promoção do concelho de Lagoa, através da fotografia.

As fotografias a submeter serão alusivas ao tema “250 Anos de Concelho de Lagoa” e poderão ser registadas em vários estilos (e formas), com câmaras profissionais, semi-profissionais, instantâneas, tablets ou smartphones. Ou seja, não haverá restrições para nenhum equipamento de captura fotográfica. Cada participante apenas poderá participar com duas fotografias inéditas. O júri, nomeado pela organização, reserva-se no direito de não atribuir prémios ou publicar as fotografias submetidas, se porventura, este considerar que as fotografias não se enquadram nos critérios exigidos (i.e., originalidade, criatividade e história visual relacionada com o tema).

A presente edição estará limitada a 100 inscrições e irá premiar 5 originais, em cada um dos escalões etários mencionados anteriormente, se porventura existirem candidatos no escalão. Aos 10 vencedores (i.e., cinco adolescentes e cinco adultos) serão atribuídos vales de compras no comércio local/tradicional do Concelho de Lagoa. O anúncio dos vencedores será realizado a 16 de Agosto de 2023 e a respectiva entrega dos prémios (i.e., vales de compras) terá lugar durante os 30 dias seguintes ao anúncio dos vencedores. Na presente edição será sorteado (entre os participantes inscritos) um conjunto de acessórios fotográficos.

As inscrições encerrarão a 17 de Julho de 2023, às 19:00. Após a confirmação da inscrição as fotografias a concurso deverão ser submetidas, de 5 a 19 de Julho de 2023 através do endereço de email a fornecer pela organização aos participantes inscritos. O regulamento e o formulário para a inscrição estarão disponíveis, a partir do dia 18 de Junho de 2023, via https://forms.gle/uLqrcJub4tkj6tpA6

Esta iniciativa é organizada pela associação cultural Ideias do Levante e conta com o apoio das seguintes entidades: Município de Lagoa, estorninho.biz, photos4life, FFotografo Shop, entr outras.

A Ideias do Levante é uma associação cultural, fundada a 27 de Abril de 1995, com sede em Lagoa (Algarve, Portugal) e extensão em Portimão (Espaço Portas do Sol), com actividade em torno da formação, produção e promoção cultural, através de projectos regulares e pontuais, não só, na área das artes performativas, visuais e literárias, como também, na área da saúde e do bem-estar. Mais informações via www.ideiasdolevante.info. O trabalho da associação pode ser acompanhado através das redes sociais (e.g., www.fb.com/ideiasdolevante.info) e do canal YouTube (https://www.youtube.com/c/ideiasdolevante).