«A decisão já era há muito esperada, porque temos poucos nascimentos na União de Freguesias e este incentivo pretende reverter a situação», começou por explicar ao nosso jornal Margarida Correia, Presidente da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.
Quando a UF foi criada, apenas Benafim tinha um incentivo à natalidade, no valor de 250 euros. O incentivo foi depois estendido a Querença e Tôr e fixado em 500 euros. Com este aumento, o valor atinge agora os 1500 euros.
O objetivo é «incentivar à natalidade e à fixação dos jovens na União de Freguesias, de modo a manter também as escolas em funcionamento», acrescentou Margarida Correia.
No último ano, nasceram apenas «6 crianças no nosso espaço territorial», realça.
As famílias podem candidatar-se a este incentivo preenchendo um formulário de candidatura. Para usufruir deste apoio, a criança deve ser nascida e registada na União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e o requerente ou requerentes devem residir e estar recenseados na freguesia no mínimo de seis meses antes à data de nascimento da criança. O período para se fazer este pedido vai até seis meses após o nascimento da criança.
Segundo a autarca, os requerentes podem ser beneficiados deste apoio independentemente do número de filhos que venham a ter.
Todos votaram a favor do aumento do incentivo à natalidade para 1500 euros na Assembleia de Freguesia.
Leia aqui o regulamento do incentivo à natalidade.
Por: Filipe Vilhena