Cinco incêndios florestais estavam ativos em Portugal às 18:00 de hoje, com o combate às chamas em Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, a concentrar o maior número de meios, com 318 operacionais, informou a Proteção Civil.

O fogo em mato na zona de Praçais, no concelho da Pampilhosa da Serra, deflagrou às 13:53 e, de acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o incêndio tem duas frentes ativas.

O combate às chamas mobiliza um total de 318 operacionais, entre os quais 277 bombeiros, apoiados por 82 veículos, dois helicópteros e quatro aviões bombardeiros.

Em Nisa, no concelho de Portalegre, um fogo florestal na zona de Pé da Serra, com duas frentes ativas, teve início às 14:43 e está a ser combatido por 163 operacionais, auxiliados por 50 viaturas e dois aviões bombardeiros.

Também no distrito de Portalegre, um outro incêndio florestal, no Vale da Madeira, no concelho do Gavião, com uma frente ativa, está a ser combatido por 105 operacionais, apoiados por 24 veículos e dois helicópteros.

Já no Parque Natural da Serra da Estrela, no concelho da Guarda, as chamas que deflagraram numa zona de mato, pelas 16:49, formam duas frentes ativas e mantêm envolvidos no combate 140 operacionais, 41 veículos e dois aviões bombardeiros.

No Algarve, na zona do Sargaçal, no concelho de Lagos, está a lavrar um incêndio numa zona de mato desde as 16:17.

O segundo comandante do distrito de Faro da Proteção Civil, Abel Gomes, disse à Lusa que as operações mobilizam 95 elementos, 30 veículos e dois meios aéreos.

 

Por: Lusa