«The Pencil of Nature» é uma representação fotográfica das formas originais da natureza, convocando o leitor para uma reflexão sobre a sexualidade, a vida, a morte, a mutação e a manipulação, sobre a consciência do que é efémero e do que é perene.

A promoção da natureza nesta perspetiva pretende contribuir para a divulgação do património natural, numa relação entre a Arte e a Ciência, e que o Centro Ciência Viva de Lagos tem o prazer de proporcionar.

Esta é também uma forma de promover e comunicar ciência, alertando e sensibilizando o nosso público para elementos naturais do nosso património, que por vezes, na rotina do nosso dia-a-dia, quase que deixamos de ver e sentir.

Pedro Medeiros refere mesmo que “a natureza é o maior dos livros, o reino de todas as possibilidades, a liberdade inteira. É uma permanente fonte de conhecimento e inspiração para cientistas, fotógrafos, artistas e historiadores. Nela não há dogma ou pudor, convenção ou limite.”

Pedro Medeiros começou, desde 2013, a fotografar flores, plantas, frutos, sementes, penas de aves e pedaços de árvores que recolhe durante as suas caminhadas pela natureza.

“Apanho-os instintivamente. Levo-os para casa. Fotografo-os, lentamente, sem calendário. Depois de os fotografar devolvo-os novamente à natureza.”

É deste processo que resulta a exposição “The Pencil of Nature”, patente no Centro Ciência Viva de Lagos, com inauguração no dia 8 de junho pelas 16h e conta com a presença do artista. A exposição poderá ser visitada até ao dia 31 de agosto deste ano.