O presidente da Câmara Municipal de Olhão, Ricardo Calé, a reitora da Universidade do Algarve, Alexandra Teodósio, e o presidente da direção do S2AQUAcoLAB, Pedro Pousão, realizaram ontem uma visita de acompanhamento às futuras instalações do Hub Azul de Olhão.

O encontro serviu para alinhar a estratégia de inovação que irá transformar a cidade num polo europeu de excelência na biotecnologia marinha e aquacultura sustentável.

Na visita sublinhou-se a colaboração estreita entre o Município e a Universidade do Algarve, focada na transferência de conhecimento científico para o tecido empresarial.

Para Ricardo Calé, este  projeto é o culminar de “uma visão que une a tradição piscatória de Olhão à vanguarda da investigação”, liderada pela Universidade e pelo S2AQUAcoLAB.

Alexandra Teodósio reforçou que este projeto em consórcio coordenado pelo Município de Olhão, onde a UAlg é parceira, permitirá “expandir as atividades de ensino, investigação e inovação pelo continuum algarvio”.

Pedro Pousão, enquanto líder do S2AQUAcoLAB (Laboratório Colaborativo em Aquacultura Sustentável e Inteligente), destacou as capacidades laboratoriais que serão instaladas no Hub, permitindo “a incubação de projetos que ligam a ciência à produção de recursos marinhos”.

O Hub Azul, inserido na Rede Nacional de Hubs Azuis, representa um investimento crucial para a retenção de talento qualificado no Algarve, prevendo-se que as fases decisivas da infraestrutura estejam operacionais nos próximos meses.

 

CM Olhão