Após ter sido detetada a existência de uma plantação de canábis no sítio da Salema, concelho de Vila do Bispo, os militares através de uma concertada ação de vigilância ao local lograram deter o responsável pela mesma, no momento em que o indivíduo se deslocou junto das plantas para proceder ao seu tratamento.
Após identificar e deter o responsável pela plantação, os militares do NIC procederam à apreensão de cinquenta e seis plantas de canábis, as quais se encontravam em dois locais distintos, nomeadamente num terreno adjacente à habitação e ainda num anexo da referida residência, o qual funcionava como “laboratório” de produção de canábis.
Durante a ação verificou-se que o referido anexo dispunha de todos os elementos necessários a um cultivo de plantas controlado, estando a referida divisão equipada com amplificadores/transformadores de corrente, lâmpadas com refletores e lâmpadas LED, um sistema de ventilação (ventoinha e tubos), um pulverizador, medidores e controladores de pH, para além de temporizadores e de vários produtos fertilizantes, circunstância que possibilitava efetuar o cultivo das referidas plantas durante todo o ano.
Assim, para além das plantas apreendidas, cujas dimensões oscilavam entre os 60 cm e os 1,80 m de altura, no decorrer da busca foi ainda possível apreender 1100 gramas de folha seca de canábis saltiva, entre outros objetos que reforçam a convicção de que o detido se dedicava ao cultivo deste estupefaciente.
Este continua a ser o resultado visível do empenhamento operacional implementado por este Comando no combate a este tipo de crime, apresentando a região condições climatéricas propícias e favoráveis ao desenvolvimento das referidas plantas de cannabis.
O ora detido, residente no local onde foi detetada a plantação, está a ser presente ao Departamento de Investigação e Ação Penal do Ministério Público de Lagos para aplicação das medidas de coação achadas adequadas.
Por GNR Faro