Está previsto a essa hora um encontro entre os dirigentes do clube francês e o Conselho de Administração da Fundação Irene Rolo. Seguir-se-á pelas 16.00 horas a entrega da viatura de 9 lugares, com plataforma de elevação de cadeiras de rodas, na presença dos utentes e colaboradores da Fundação, assim como dos dirigentes do Rotary Club de Tavira, que contribuiu com parte dos encargos alfandegários de mais de 8 mil euros, associados à viatura, a pagar ao Estado dentro de 20 dias.
Tal como ocorreu aquando da doação de outra carrinha adaptada, há cerca de 1 ano, a Fundação vê-se obrigada a pagar uma verba considerável em impostos (fiscalidade verde, IVA e taxas alfandegárias). O valor pago em impostos associados às duas carrinhas recebidas ascende os 30 mil euros. Esta situação penaliza gravemente as instituições solidárias que não dispõem de alternativas para o transporte de pessoas que se deslocam em cadeira de rodas. Para tal facto, já exposto ao Governo, a Fundação não obteve qualquer resposta até ao momento.
O Rotary enquanto organização que privilegia o desenvolvimento das comunidades cumpre com esta iniciativa a sua missão ao garantir aos utentes da Fundação Irene Rolo, pessoas com deficiência, um aumento da qualidade dos serviços prestados. A doação da carrinha adaptada, em segunda mão, servirá os utentes que diariamente se deslocam até à Fundação Irene Rolo oriundos de todo o sotavento algarvio e dará, igualmente, resposta às necessidades de transporte em deslocações enquadradas em atividades lúdico-pedagógicas.
Juntos pela inclusão é o lema da Fundação Irene Rolo. Esta iniciativa dá corpo a esse lema fundado nos valores da solidariedade e da cooperação procedentes, neste caso, de terras francesas.
Por FIR