Com estreia marcada para dia 1 de Dezembro, no Teatro Lethes em Faro, A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve trás a palco a sua 75ª produção com base na obra «Frei Luis de Sousa», de Almeida Garrett.

Durante os ensaios de Frei Luís de Sousa, numa companhia de teatro de fracos recursos económicos, um inesperado desastre obriga o encenador a tomar caminhos diversos da narrativa dramática da peça para sobrevivência do seu projeto de levar à cena a obra de Garrett.

Num dos ensaios, o intérprete da personagem Manuel de Sousa Coutinho deita “mesmo” fogo à cena. Dentro do caos que se gera e perante a fuga de alguns atores e do coro, o encenador congemina uma solução audaciosa para prosseguir com o seu projeto.

É assim que começa este Frei Luís de Sousa invulgar que a ACTA- A Companhia de Teatro do Algarve leva à cena no Teatro Lethes, em Faro, com dramaturgia de Alexandre Honrado e encenação de Luís Vicente.

Na dramaturgia foram tidos em linha de conta aspetos que fazem parte da abordagem que a esta peça de Garrett é feita em registo de aula no quadro da disciplina de Língua Portuguesa no 11º ano da escolaridade. Porém, o espetáculo contém uma dinâmica que revela também aspetos inerentes à construção de um texto dramático, à relação entre atores, e destes com o encenador, num conceito de meta-teatralidade que decerto agradará também ao público em geral.

29 NOVEMBRO A 9 DEZEMBRO

QUI. E SEX.  15H00 / SÁB. 21H30 / DOM. 16H00

 

Por: ACTA