Durante os ensaios de Frei Luís de Sousa, numa companhia de teatro de fracos recursos económicos, um inesperado desastre obriga o encenador a tomar caminhos diversos da narrativa dramática da peça para sobrevivência do seu projeto de levar à cena a obra de Garrett.
Num dos ensaios, o intérprete da personagem Manuel de Sousa Coutinho deita “mesmo” fogo à cena. Dentro do caos que se gera e perante a fuga de alguns atores e do coro, o encenador congemina uma solução audaciosa para prosseguir com o seu projeto.
É assim que começa este Frei Luís de Sousa invulgar que a ACTA- A Companhia de Teatro do Algarve leva à cena no Teatro Lethes, em Faro, com dramaturgia de Alexandre Honrado e encenação de Luís Vicente.
Na dramaturgia foram tidos em linha de conta aspetos que fazem parte da abordagem que a esta peça de Garrett é feita em registo de aula no quadro da disciplina de Língua Portuguesa no 11º ano da escolaridade. Porém, o espetáculo contém uma dinâmica que revela também aspetos inerentes à construção de um texto dramático, à relação entre atores, e destes com o encenador, num conceito de meta-teatralidade que decerto agradará também ao público em geral.
29 NOVEMBRO A 9 DEZEMBRO
QUI. E SEX. 15H00 / SÁB. 21H30 / DOM. 16H00
Por: ACTA